26/01/21
PUBLICIDADE
Estreia nesta segunda-feira

Alunos da EMT apresentam comédia de Aristófanes, que faz critica aos exageros e convenções sociais

Não é de hoje que opiniões polarizadas separam amizades, que grupos são acusados de manipular os jovens e farpas também sobram para a frágil Democracia. Qualquer semelhança com realidade brasileira não é mera coincidência. É obra de Aristófanes, o maior cômico dramaturgo grego, autor da peça "As Nuvens", montagem dos formados da Escola Municipal de Teatro (EMT), que estreia terça-feira (22), às 20h30, no Circo Funcart, com reapresentações até 27 de novembro.

A direção é de Cláudio Rodrigues e Nathan Sinval, que enfrentaram vários desafios para trazer de volta um texto grego, escrito em 423 a.C., com o mesmo frescor de novidade e capacidade de despertar discussões contemporâneas.


"O primeiro desafio foi a própria leitura do texto, de um autor que era jovem na época e que vislumbrava um mundo diferente daquele que vivia. É longo, difícil fluência e a compreensão de certos pensamentos, como quando se refere à crítica política do seu tempo. Fomos estudar. Tivemos aulas sobre o teatro grego, compreendendo o que era a arte da guerra dos espartanos, contexto em que a história se passa", afirma o diretor Cláudio Rodrigues.

A peça conta a história do velho e simplório Estrepsíades, que foi um homem rico, mas que se viu endividado ao se casar com a perdulária e fútil aristocrata ateniense e graças também ao seu filho, Fidípides, um bon vivant, que não fazia outra coisa senão gastar em cavalos.

Desesperado, Estrepsíades pensa até em recorrer à ajuda das feiticeiras de Tessália para ver se consegue alterar as fases lunares, já que o calendário de vencimento das dívidas era de acordo com as mudanças da lua.

A alegoria criada pelo autor, na verdade, centra fogo no filósofo Sócrates, numa crítica ao modelo de educação dos sofistas, fazendo uma caricatura dessa escola.

Na peça, o filósofo é desenhado como um homem que usa de seu bom conhecimento de oratória para trapacear, inverter valores, fazendo com que argumentos justos se tornem injustos e vice-versa, levando os discípulos pelo mesmo caminho.

Nos dias atuais, em que a contrainformação também tem sido uma arma usada para matizar os fatos, a comédia é uma crítica oportuna.

"Aristófanes tirava proveito de assuntos sérios ou divertidos, apresentando de uma forma engenhosa, com críticas sutis. Tentamos associar o texto a alguns acontecimentos atuais. O que não foi muito difícil. Buscamos passar, com a máxima veracidade, a essência do texto. Foi um trabalho árduo. Nadamos, muitas vezes, contra a corrente.
Depois de muito trabalho, encontramos, nas entrelinhas, o humor quase escondido, que temos em mãos", ressalta Rodrigues.

"As Nuvens" é a última das três comédias gregas apresentadas na temporada 2016 dos espetáculos de formatura dos alunos da EMT. Traz, na direção, a experiência de Cláudio Rodrigues, que integrou o elenco do Grupo Proteu, fundado por Nitis Jacon. Atualmente, é professor na EMT.

No processo, Rodrigues conta com a colaboração de Nathan Sinval, jovem ator, com uma trajetória ainda curta, mas que já revela um grande potencial e que, agora, experimenta também o trabalho de diretor.

O espetáculo tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Serviço:
"As Nuvens"
Quando: de 22 a 27 de novembro
Onde: Circo Teatro Funcart (Rua Souza Naves, 2380)
Horário: 20h30

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
BBB 21

Mais uma cunhada?, brinca Cleo sobre casal Fiuk e Juliette no BBB

26 JAN 2021 às 11h06
Começou!

Nego Di e Lucas Penteado ganham prova de imunidade no BBB 21

26 JAN 2021 às 09h44
Saiba mais

Brasileira Dayane Mello é a primeira finalista do Big Brother da Itália

26 JAN 2021 às 09h08
O Pai tá on?

Neymar diz que deseja namorar em 2021 e brinca: 'Só falta ela saber'

26 JAN 2021 às 08h34
Saiba mais

Após confirmar saída de Faustão, Globo diz que Domingão terá melhor temporada

26 JAN 2021 às 07h31
BBB21

Pocah, Carla Diaz e Viih Tube lideram popularidade digital

25 JAN 2021 às 17h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados