Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estreia nesta segunda-feira

Alunos da EMT apresentam comédia de Aristófanes, que faz critica aos exageros e convenções sociais

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 nov 2016 às 10:39
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é de hoje que opiniões polarizadas separam amizades, que grupos são acusados de manipular os jovens e farpas também sobram para a frágil Democracia. Qualquer semelhança com realidade brasileira não é mera coincidência. É obra de Aristófanes, o maior cômico dramaturgo grego, autor da peça "As Nuvens", montagem dos formados da Escola Municipal de Teatro (EMT), que estreia terça-feira (22), às 20h30, no Circo Funcart, com reapresentações até 27 de novembro.

A direção é de Cláudio Rodrigues e Nathan Sinval, que enfrentaram vários desafios para trazer de volta um texto grego, escrito em 423 a.C., com o mesmo frescor de novidade e capacidade de despertar discussões contemporâneas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O primeiro desafio foi a própria leitura do texto, de um autor que era jovem na época e que vislumbrava um mundo diferente daquele que vivia. É longo, difícil fluência e a compreensão de certos pensamentos, como quando se refere à crítica política do seu tempo. Fomos estudar. Tivemos aulas sobre o teatro grego, compreendendo o que era a arte da guerra dos espartanos, contexto em que a história se passa", afirma o diretor Cláudio Rodrigues.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aulas todas as quartas

Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina

Imagem de destaque
Despedida

Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas

Imagem de destaque
Programe-se!

Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado

Imagem de destaque
Participe!

Grátis: Festival de Palhaçaria Rolé faz espetáculos no fim de semana em Londrina


A peça conta a história do velho e simplório Estrepsíades, que foi um homem rico, mas que se viu endividado ao se casar com a perdulária e fútil aristocrata ateniense e graças também ao seu filho, Fidípides, um bon vivant, que não fazia outra coisa senão gastar em cavalos.

Publicidade


Desesperado, Estrepsíades pensa até em recorrer à ajuda das feiticeiras de Tessália para ver se consegue alterar as fases lunares, já que o calendário de vencimento das dívidas era de acordo com as mudanças da lua.


A alegoria criada pelo autor, na verdade, centra fogo no filósofo Sócrates, numa crítica ao modelo de educação dos sofistas, fazendo uma caricatura dessa escola.

Publicidade


Na peça, o filósofo é desenhado como um homem que usa de seu bom conhecimento de oratória para trapacear, inverter valores, fazendo com que argumentos justos se tornem injustos e vice-versa, levando os discípulos pelo mesmo caminho.


Nos dias atuais, em que a contrainformação também tem sido uma arma usada para matizar os fatos, a comédia é uma crítica oportuna.

Publicidade


"Aristófanes tirava proveito de assuntos sérios ou divertidos, apresentando de uma forma engenhosa, com críticas sutis. Tentamos associar o texto a alguns acontecimentos atuais. O que não foi muito difícil. Buscamos passar, com a máxima veracidade, a essência do texto. Foi um trabalho árduo. Nadamos, muitas vezes, contra a corrente.
Depois de muito trabalho, encontramos, nas entrelinhas, o humor quase escondido, que temos em mãos", ressalta Rodrigues.


"As Nuvens" é a última das três comédias gregas apresentadas na temporada 2016 dos espetáculos de formatura dos alunos da EMT. Traz, na direção, a experiência de Cláudio Rodrigues, que integrou o elenco do Grupo Proteu, fundado por Nitis Jacon. Atualmente, é professor na EMT.

Publicidade


No processo, Rodrigues conta com a colaboração de Nathan Sinval, jovem ator, com uma trajetória ainda curta, mas que já revela um grande potencial e que, agora, experimenta também o trabalho de diretor.


O espetáculo tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Serviço:
"As Nuvens"
Quando: de 22 a 27 de novembro
Onde: Circo Teatro Funcart (Rua Souza Naves, 2380)
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade