Pesquisar

Canais

Serviços

- Arquivo/Folha de Londrina
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Cemitério de Automóveis terá oficinas culturais

Nelson Sato/Folha de Londrina e Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Começa nesta terça (31), a temporada-2009 de oficinas na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, em Londrina. Com ênfase na literatura, o projeto 'Um Dedo de Prosa, Poesia e Outras Artes' pretende movimentar o local com minicursos ministrados por nomes consagrados no circuito artístico da cidade como Márcio Américo, Maurício A. Mendonça e Mário Bortolotto (radicado há mais de uma década em São Paulo).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A programação tem início hoje, às 19 h, com a continuidade da oficina 'Terça Eu Livro'', coordenada desde o ano passado pelo escritor Herman Schmitz e que consiste na leitura de trechos de obras literárias, painéis sobre a vida e a obra do autor em destaque, além da disponibilização do palco para participação da plateia. O tema será surrealismo. ''Terça Eu Livro'' abrangerá 4 aulas dedicadas à montagem de uma apresentação pública, que será levada ao palco durante um dos saraus futuros do projeto.

Continua depois da publicidade


Na quinta (9), começa a oficina ''Poesia e Música'', ministrada por Júlio Delallo e voltada para professores e alunos do Ensino fundamental e médio. Ele a concebeu com o objetivo de estimular a leitura e compreensão dos participantes levando-os a descobrir o ritmo, a intenção e a natureza de cada poema selecionado pelos inscritos. Outra oficina já anunciada, mas sem data definida, é a de 'Leituras Dramáticas'.


Será pilotada pelo escritor Márcio Américo e focada no estudo da dramaturgia contemporânea e de diversas linguagens teatrais. Conectada a ela, a oficina de ''Dramaturgia'' também será realizada nesta temporada sob comando de Mário Bortolotto. O convidado irá falar sobre sua experiência enquanto dramaturgo, diretor e ator. O curso é direcionado para jovens talentos do teatro londrinense.


Já a oficina de 'História e Literatura' será conduzida pelo docente da UEL, Rogério Ivano, que fornecerá noções teóricas das inter-relações entre literatura e história - e suas questões metodológicas - por meio de exercícios reflexivos de observação e memória. Uma oficina de ''Criação Poética'' também foi agendada. Direcionada ao público jovem, acima de 16 anos, será ministrada pelo poeta e tradutor Mauricio Arruda Mendonça.

Continua depois da publicidade


Essa oficina tem por objetivo introduzir o aluno à poesia, ao gosto pela leitura, bem como estimular a sensibilidade e percepção poéticas para desenvolver habilidades de escrita. Também de olho no público jovem, uma oficina de ''Fotografia'' ficará a cargo de Carllos Boselli visando sobretudo os moradores do entorno da Vila Cultural. A intenção é apresentar noções básicas de fotografia e promover a educação do olhar e a leitura do mundo imagético cotidiano.


Ainda na programação, o músico Elimar Plínio Machado estará à frente da oficina ''On Stage'' com o objetivo de trabalhar técnicas e recursos para aperfeiçoamento de apresentações cênicas. É direcionada para profissionais e amadores que utilizam o palco para representar, cantar, tocar ou ensinar.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade