02/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
No Zaqueu de Melo

Documentário sobre 'era de ouro' de Londrina tem nova exibição

Do início da década de 1930 até meados de 1970, Londrina e região surgiram da mata, praticamente virgem, para se transformarem numa das mais dinâmicas e desenvolvidas regiões do país. Em comum, aquele período contou com o impulso da cultura cafeeira, que atraiu imigrantes de todo o mundo e moldou o processo de evolução da cidade.

Para recontar esta história, o jornalista londrinense Fábio Cavazotti entrevistou mais de 20 personagens de Londrina e região, num trabalho de pesquisa e gravações que durou praticamente um ano. O resultado é o vídeo documentário 'Ouro Verde, Memórias da Cidade do Café', que tem 46 minutos de duração e atraiu mais de 350 espectadores em sua estreia, no Museu Histórico de Londrina, em dezembro de 2015.


Divulgação
Divulgação


O média-metragem será reexibido nesta quarta-feira (24), a partir de 19h00, no Teatro Zaqueu de Melo.

Além das entrevistas, o projeto conta com resgate de dezenas de fotos históricas e algumas imagens raras dos primeiros anos da cidade, registradas pela própria Companhia de Terras Norte do Paraná. O vídeo documentário também aborda as influências que a cultura legou para cidade, mesmo com a passagem de 40 anos desde a Geada Negra, em 1975, que marcou a decadência do café na região.

Para o diretor, apesar da redução drástica no plantio, o café ainda está fortemente presente em nosso dia a dia por meio dos costumes, cultura e perfil sócio-econômico. "O café deixou raízes que até hoje crescem entre nós. Características muito fortes de nossa cultura atual estão diretamente ligadas a ele", disse.

Segundo Cavazotti, o objetivo do documentário foi permitir ao espectador um mergulho nesta história, conhecendo o desenvolvimento de Londrina desde os primeiros momentos até os dias atuais. A equipe de produção contou com Fotografia de Guilherme Gerais; Arte de Felipe Augusto; Produção de Bruno Gehring; Roteiro de Rodrigo Grota; Captação de Som de Bruno Bergamo; Edição de Flávia Fodra; e Trilha Sonora de Lucas Baptista.

O filme teve produção da Filmes do Leste e patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


SERVIÇO:
Exibição do vídeo documentário `Ouro Verde, Memórias da Cidade do Café´
Data: 24/02 às 19h00, no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413)
Entrada Franca
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Recordes
BBB 20 gerou sete vezes mais interações em dois meses no Twitter que toda a edição de 2019
02/04/2020 15:10
Polêmica
Larissa Manoela e padre Fábio de Melo reagem a ato racista de empresário contra Maju Coutinho
02/04/2020 12:14
Polêmica
Sikêra Júnior diz que foi censurado pelo Facebook
02/04/2020 11:33
Do BBB pra vida
Prior aceita convite de Pyong para beber cerveja: 'Amigos aqui fora'
02/04/2020 10:50
Para a quarentena
HQ grátis de 'The Walking Dead' e Marvel são destaques desta quinta
02/04/2020 10:17
Veja mais e a capa do canal