Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No Zaqueu de Melo

Documentário sobre 'era de ouro' de Londrina tem nova exibição

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 fev 2016 às 15:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Do início da década de 1930 até meados de 1970, Londrina e região surgiram da mata, praticamente virgem, para se transformarem numa das mais dinâmicas e desenvolvidas regiões do país. Em comum, aquele período contou com o impulso da cultura cafeeira, que atraiu imigrantes de todo o mundo e moldou o processo de evolução da cidade.

Para recontar esta história, o jornalista londrinense Fábio Cavazotti entrevistou mais de 20 personagens de Londrina e região, num trabalho de pesquisa e gravações que durou praticamente um ano. O resultado é o vídeo documentário 'Ouro Verde, Memórias da Cidade do Café', que tem 46 minutos de duração e atraiu mais de 350 espectadores em sua estreia, no Museu Histórico de Londrina, em dezembro de 2015.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



O média-metragem será reexibido nesta quarta-feira (24), a partir de 19h00, no Teatro Zaqueu de Melo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aulas todas as quartas

Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina

Imagem de destaque
Despedida

Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas

Imagem de destaque
Programe-se!

Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado

Imagem de destaque
Participe!

Grátis: Festival de Palhaçaria Rolé faz espetáculos no fim de semana em Londrina


Além das entrevistas, o projeto conta com resgate de dezenas de fotos históricas e algumas imagens raras dos primeiros anos da cidade, registradas pela própria Companhia de Terras Norte do Paraná. O vídeo documentário também aborda as influências que a cultura legou para cidade, mesmo com a passagem de 40 anos desde a Geada Negra, em 1975, que marcou a decadência do café na região.

Publicidade


Para o diretor, apesar da redução drástica no plantio, o café ainda está fortemente presente em nosso dia a dia por meio dos costumes, cultura e perfil sócio-econômico. "O café deixou raízes que até hoje crescem entre nós. Características muito fortes de nossa cultura atual estão diretamente ligadas a ele", disse.


Segundo Cavazotti, o objetivo do documentário foi permitir ao espectador um mergulho nesta história, conhecendo o desenvolvimento de Londrina desde os primeiros momentos até os dias atuais. A equipe de produção contou com Fotografia de Guilherme Gerais; Arte de Felipe Augusto; Produção de Bruno Gehring; Roteiro de Rodrigo Grota; Captação de Som de Bruno Bergamo; Edição de Flávia Fodra; e Trilha Sonora de Lucas Baptista.


O filme teve produção da Filmes do Leste e patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


SERVIÇO:
Exibição do vídeo documentário `Ouro Verde, Memórias da Cidade do Café´
Data: 24/02 às 19h00, no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413)
Entrada Franca


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade