Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Últimos dias

FILO se despede neste final de semana; veja programação

Redação Bonde
29 jun 2012 às 11:12
- Otavio Dantas/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os dois últimos dias do Festival Internacional de Londrina 2012 reservam espetáculos do Brasil e do exterior que prometem agradar todos os tipos de público. Nesta sexta-feira (29) entra em cartaz a montagem infantil "Levitador Interplanetário Xereta Orbital", da companhia carioca ACB Teatral. A produção aborda o tema das diferenças ao trazer as aventuras de uma garotinha que conhece outros planetas na companhia de um divertido palhaço extraterrestre; as três sessões acontecem nos dias 29, às 19 horas, e 30, às 16 e 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo.

Outra atração infantil, um dos destaques da programação este ano, vem do Nordeste. "Circo sem teto da lona furada dos bufões", da companhia cearense Banda Dona Zefinha, une palhaçadas e a oralidade nordestina para mostrar as confusões de clowns que tentam fazer um circo mambembe sobreviver em um mundo repleto de recursos midiáticos. As sessões gratuitas começaram ontem e prosseguem nesta sexta (29), na Concha Acústica, e no sábado (30), no Catuaí Shopping, sempre às 19 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o público adulto, o Festival traz o premiado espetáculo "O Jardim", da Cia. Hiato (São Paulo), que tem como tema a memória em suas várias configurações e narra a trajetória de diferentes gerações de uma família em torno da mesma casa. A montagem usa cerca de mil caixas de papelão no cenário. A produção fará ainda três apresentações: no dia 29 (às 21 horas) e 30 (às 18h e 21h30), no Teatro FILO.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro

Imagem de destaque
Aulas todas as quartas

Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina

Imagem de destaque
Despedida

Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas

Imagem de destaque
Programe-se!

Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado


Direto da Espanha, a última atração internacional do FILO será encenada para um público de 50 pessoas por apresentação. Trata-se de "Las Tribulaciones de Virginia", dos Hermanos Oligor. A intenção é trazer para o palco o clima intimista e delicado com que o espetáculo foi concebido, após uma temporada em que os irmãos permaneceram trancafiados dentro do porão da própria casa. A montagem tem animação de objetos, brinquedos e pequenas maquinarias. A melodia da música de feira e das caixinhas sonoras confere um clima circense às histórias de amor e desamor das personagens Virginia e Valentín. Nesta sexta e sábado, serão as últimas oportunidades de conferir o trabalho - apresentado diariamente às 22 horas, na Usina Cultural.

Publicidade


O FILO 2012 começou em 8 de junho e prossegue até dia 30. Neste período, serão 126 apresentações de 40 companhias nacionais e internacionais. Atrações de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, além de companhias da América Latina, Europa e Ásia Central passaram pela cidade apresentando ao público montagens em diferentes linguagens cênicas.


PROGRAMAÇÃO

Publicidade


LEVITADOR INTERPLANETÁRIO XERETA ORBITAL


ABC Teatral – Rio de Janeiro (RJ)

Publicidade


Dias: 29 e 30 de junho (sexta e sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413)
Duração: 45 minutos
Classificação etária: livre
Gênero: Teatro


História de uma garotinha que sempre fica sozinha na hora do recreio. Sentindo-se diferente de todo mundo e rejeitada por todos, um dia tem uma surpresa inusitada. Da lata de lixo do pátio da escola, surge um palhaço extraterrestre com uma proposta divertida: levá-la para conhecer outros planetas. Na companhia do palhaço sideral, a garotinha conhece vários, entre eles, um onde todos os habitantes são iguais. O espetáculo trabalha com a interação entre atores e projeção de desenhos animados.

Publicidade


****************


BADEN-BADEN: O ACORDO

Publicidade


Teatro Kaos (Londrina)


Dias: 29 de junho (sábado)
Horário: 18h30
Local: Concha Acústica (Praça 1º de Maio)
Duração: 15 min
Classificação etária: livre
Gênero: Performance teatral

Publicidade


A montagem, baseada na obra de Bertolt Brecht, convoca o público para uma reflexão profunda sobre a apatia social e a alienação. A montagem do Teatro Kaos utiliza a linguagem clownesca e expressionista e traz de volta a experiência dos artistas mambembes medievais, que percorriam povoados sem um destino certo, levando o teatro.


****************


CIRCO SEM TETO DA LONA FURADA DOS BUFÕES


Banda Dona Zefinha – Itapipoca (CE)


Dias: 29 e 30 de junho (sexta e sábado)
Horário: 19h
Local: Concha Acústica (29) e Catuaí Shopping (30)
Duração: 50 min
Classificação etária: livre
Gênero: Musical infantil


No musical infantil "O circo sem teto da lona furada do bufões", incansáveis palhaços apresentam a história de um circo mambembe do Nordeste brasileiro tentando sobreviver num mundo cada vez mais povoado por recursos midiáticos e tecnológicos. Com o resistente lema de "o espetáculo não pode parar", a trupe canta, dança e interpreta divertidas situações, nas quais o riso e a fantasia ocupam lugar de destaque. A tradicional oralidade nordestina se une à figura do palhaço, subvertendo a lógica normal das coisas em nome da alegria.


********************


O JARDIM


Cia. Hiato – SP


Dia 29 de junho (sexta)


Horário: 21h


Data: 30 de junho (sábado)


Horários: 18h e 21h30 (duas sessões)


Local: Teatro FILO (Rua Cuiabá, 39)


Duração: 90 minutos


Classificação Indicativa: adulto


Gênero: Teatro


A Cia. Hiato realiza um mergulho sobre as memórias perdidas em "O Jardim". Baseado em casos científicos e depoimentos pessoais, o espetáculo aborda, muito mais que o esquecimento, as memórias que nunca se apagam e as lembranças inventadas. A ideia do espetáculo é oferecer "um olhar jovem sobre a fragilidade das memórias que inventamos, das histórias que não nos abandonam, daquelas perdidas no caminho e sobre o que colecionamos em nossas caixas mais secretas".



********************



LAS TRIBULACIONES DE VIRGÍNIA


Hermanos Oligor – Espanha



Dias: 29 e 30 de junho (sexta e sábado)
Horário: 22h
Local: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Duração: 90 min
Classificação etária: 12 anos
Gênero: Teatro de objetos



Ao som de música de feira, caixinhas de música e tango, os Hermanos Oligor contam a história de amor e desamor de Virginia e Valentín. A narrativa se vale da manipulação e articulação de variados objetos, brinquedos mecânicos e máquinas inspiradas em experimentos de causa-efeito, para recriar um ambiente soturno e fazer um teatro de animação original. A estética do espetáculo está entre a barraca de feira e o circo. Tudo construído pelos próprios irmãos após uma temporada trancafiados no porão de casa.



**********************


PONTO DE ENCONTRO


BAR VALENTINO


(Av. Faria Lima, 486)


Show - Terra Celta


Dia: 29 de junho
Horário: 22h30
Ingressos no local


Show – Tributo Queen

Dia: 30 de junho
Horário: 22h30
Ingressos no local


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade