18/01/21
PUBLICIDADE
Boas novas

Funcart encerra campanha de reforma do Circo com saldo positivo e grata surpresa

Durante o mês de novembro e dezembro, a Fundação Cultura Artística de Londrina realizou uma Ação Entre Amigos em prol do Circo Funcart, importante espaço teatral da cidade que necessita de reformas urgentes e adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Com o iminente risco de fechamento do charmoso teatro de lona, uma multidão de Londrina e região reuniu esforços para obter o valor necessário para o início das obras.

A Funcart divulgou esta semana o balanço da campanha. Ao todo, foram mais de 6 mil números vendidos, obtendo-se um total de 61 mil reais, o que corresponde a mais da metade da quantia necessário à reforma geral, orçado em 100 mil reais.


Com a divulgação do resultado, outra surpresa que demonstra o respeito dos londrinenses pelo trabalho da Fundação: num gesto generoso, a ganhadora, uma jornalista que não quer ser identificada, doou o prêmio do sorteio (uma moto Honda CG 125i FAN) para complementar o fundo beneficente.

A notícia chegou na última segunda-feira (19), na ocasião em que a presidente da Funcart, Neli Beloti, fez contato com a ganhadora. Ela conta que adquiriu o número da Ação Entre Amigos quando, ao esperar por atendimento em uma agência bancária, viu o anúncio da campanha em uma rede social.

Como a conta para depósito era no mesmo banco em que estava, achou uma grande coincidência e resolveu utilizar o dinheiro que tinha para a "causa nobre". "Agora não acho mais que foi coincidência. Alguma força superior fez com que eu comprasse o número ganhador porque sabia que eu não teria coragem de ficar com o prêmio. E não tenho mesmo. Essa moto pode me dar algum conforto material? Pode. Mas a arte de vocês aproxima as pessoas de sua própria humanidade. E isso, pra mim, é a coisa mais importante do mundo", conta a ganhadora anônima. A milhar de sorte foi a 4213, divulgada pela loteria federal no dia 17 de dezembro (sábado).

Fábio Alcover/Mariana Hertel
Fábio Alcover/Mariana Hertel - O lendário Odin Teatret (Dinamarca), no Festival de Dança
O lendário Odin Teatret (Dinamarca), no Festival de Dança


Trata-se de um bonito desfecho para a corrente de generosidade que envolveu a campanha desde o início. A própria moto foi doação do pai de uma aluna de dança da Funcart. Ao constatar a situação calamitosa do espaço teatral quando assistia a uma apresentação da filha, o empresário reuniu por conta própria fornecedores e amigos, e conseguiu obter o valor para o prêmio.

"Ele chegou para a Fundação com a moto comprada e já com a ideia de fazermos a Ação Entre Amigos", lembra Neli Beloti. A partir de então, começou a rede de contatos entre funcionários, alunos, pais e entusiastas. "Ficamos felizes e emocionados com o reconhecimento para com o trabalho da Funcart. As pessoas não só compraram os números, mas se ofereceram para ajudar a vender. E quando agradecíamos pela ajuda, recebíamos de volta outro agradecimento: pelo nosso esforço de continuidade do trabalho artístico, mesmo em tempos tão difíceis", destaca a presidente.

Com 23 anos de existência, a Funcart administra as Escolas Municipais de Dança e Teatro de Londrina em parceria com a Prefeitura. Hoje, possui 750 alunos, dos quais mais da metade são bolsistas integrais ou parciais. O Circo Funcart, no entanto, não conta com nenhum tipo de financiamento público.

Fábio Alcover/Mariana Hertel
Fábio Alcover/Mariana Hertel - Balé Giselle, montagem da Escola Municipal de Dança de <a href='/tags/londrina/' rel='noreferrer' target='_blank'>Londrina</a>
Balé Giselle, montagem da Escola Municipal de Dança de Londrina


Além das apresentações das Escolas de Teatro e Dança e do Ballet de Londrina, o palco – um dos maiores da cidade - acolhe montagens de grupos independentes e de outras instituições com valores muito reduzidos, garantindo o acesso ao equipamento de cultura à classe artística local.

As reformas, previstas para o início de 2017, têm como objetivo reestruturar a arquibancada e o palco, arrumar as poltronas (herdadas ainda do antigo Teatro Ouro Verde), substituir a lona (toda perfurada pela ação do tempo), pintar o espaço com tinta antichamas e providenciar reparos na parte elétrica. Após o pontapé inicial, a Fundação pretende realizar novas campanhas para atingir a meta final e concluir as obras.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Mais uma polêmica

Casa de Nego do Borel é revistada pela polícia; Justiça o proíbe de citar Duda Reis

16 JAN 2021 às 18h31
Treeta!

Andressa Urach critica pastores da Universal ao ser comparada a Satanás

16 JAN 2021 às 18h15
Mensagens

WhatsApp, Telegram e Signal: saiba os prós e contras de cada aplicativo de mensagem

16 JAN 2021 às 17h35
Saiba mais

'Ó Paí, Ó', com Lázaro Ramos, ganha continuação de quatro capítulos

15 JAN 2021 às 17h58
Confira!

Cardi B. terá seu primeiro papel como protagonista em filme

15 JAN 2021 às 17h08
Saiba mais

Acusada de homofobia, dupla sertaneja lança clipe de 'Lili' com atriz transgênero

15 JAN 2021 às 16h50
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados