Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprenda a fazer!

Teatrinho sustentável para as crianças em casa

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 jan 2021 às 17:42
- Reprodução/Assessoria de Imprensa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma boa sugestão para a temporada de férias com as crianças em casa é o teatrinho sustentável. A atriz Lara Cardoso, que interpreta a personagem Helô Heloilda no YouTube, dá dicas para estimular as crianças já alfabetizadas a escrever, criar e interpretar um roteiro criativo e ainda conectar toda a família em torno de uma apresentação personalizada pelos pequenos. E ainda vale estimular a sustentabilidade reciclando materiais para criar a peça.


Confira o passo a passo:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Tudo começa pelas ideias

Leia mais:

Imagem de destaque
Aulas todas as quartas

Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina

Imagem de destaque
Despedida

Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas

Imagem de destaque
Programe-se!

Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado

Imagem de destaque
Participe!

Grátis: Festival de Palhaçaria Rolé faz espetáculos no fim de semana em Londrina


Uma peça divertida não começa com texto pronto, mas com uma base. Pense nos personagens, descreva as características físicas e de personalidade de cada um.

Publicidade


Dica sustentável: vale reaproveitar o verso de papeis para escrever as ideias.


2. Crie o roteiro

Publicidade


Pense na história que quer contar. Pode ser sobre praia, animais, viagens, conversas da família, uma conversa entre bonecos, uma reprodução da historinha preferida.


Dica sustentável: vale fazer cartazes e fazer uma peça ecológica em defesa das plantas e dos animais também.

Publicidade


3. Pense no cenário


As crianças podem fazer colagens em cartazes, pregar lençóis entre duas cadeiras, ou simplesmente colocar um móvel baixo em frente à árvore de Natal para fazer um teatro de fantoches. Vale também interpretar, cantar e dançar como pequenos atores diante da família.

Publicidade


4. Escolha músicas de fundo


Músicas divertidas em volume baixo dão o clima à peça para deixar a casa mais animada. Vale pedir ajuda aos adultos para montar uma playlist.

Publicidade


5. Crie figurinos ou personagens


Vestidos podem se tornar roupas engraçadas para meninos e meninas, por exemplo, e cartolina, pode ajudar a criar fantasias descartáveis. A família também pode encomendar fantasias. Se for teatro de fantoches, existem sites que disponibilizam imagens para recortar, pintar e colar.

Publicidade


Dica sustentável: vale usar rolos de papel higiênicos para fazer bonequinhos.


6. Ensaie antes


Para toda apresentação, é importante fazer um ensaio e testar o cenário, a posição e como tudo vai funcionar. Aliás, muitas vezes, a hora do ensaio é mais divertida do que o dia da apresentação e ajudam a esticar o clima divertido durante vários dias.


7. Memorize o texto


É importante ler as falas de cada um e entender bem o que será dito pelos personagens para que o resultado fique ainda mais lindo e bem elaborado.


8. Crie ingressos para a apresentação


Desenhe, corte e cole convites para todos os familiares que assistirão o teatrinho. A ideia é produzir do início ao fim e manter as crianças entretidas ao longo do mês.


9. Faça vídeos

Não deixem de gravar as cenas que sempre ficam lindas e merecem ficar guardadas pra sempre no acervo da família. A criatividade das crianças sempre deve ser valorizada e cultivada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade