Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução/Assessoria de Imprensa
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Aprenda a fazer!

Teatrinho sustentável para as crianças em casa

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 jan 2021 às 17:42
Continua depois da publicidade

Uma boa sugestão para a temporada de férias com as crianças em casa é o teatrinho sustentável. A atriz Lara Cardoso, que interpreta a personagem Helô Heloilda no YouTube, dá dicas para estimular as crianças já alfabetizadas a escrever, criar e interpretar um roteiro criativo e ainda conectar toda a família em torno de uma apresentação personalizada pelos pequenos. E ainda vale estimular a sustentabilidade reciclando materiais para criar a peça.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Confira o passo a passo:

Continua depois da publicidade


1. Tudo começa pelas ideias


Uma peça divertida não começa com texto pronto, mas com uma base. Pense nos personagens, descreva as características físicas e de personalidade de cada um.

Continua depois da publicidade


Dica sustentável: vale reaproveitar o verso de papeis para escrever as ideias.


2. Crie o roteiro


Pense na história que quer contar. Pode ser sobre praia, animais, viagens, conversas da família, uma conversa entre bonecos, uma reprodução da historinha preferida.


Dica sustentável: vale fazer cartazes e fazer uma peça ecológica em defesa das plantas e dos animais também.


3. Pense no cenário


As crianças podem fazer colagens em cartazes, pregar lençóis entre duas cadeiras, ou simplesmente colocar um móvel baixo em frente à árvore de Natal para fazer um teatro de fantoches. Vale também interpretar, cantar e dançar como pequenos atores diante da família.


4. Escolha músicas de fundo


Músicas divertidas em volume baixo dão o clima à peça para deixar a casa mais animada. Vale pedir ajuda aos adultos para montar uma playlist.


5. Crie figurinos ou personagens


Vestidos podem se tornar roupas engraçadas para meninos e meninas, por exemplo, e cartolina, pode ajudar a criar fantasias descartáveis. A família também pode encomendar fantasias. Se for teatro de fantoches, existem sites que disponibilizam imagens para recortar, pintar e colar.


Dica sustentável: vale usar rolos de papel higiênicos para fazer bonequinhos.


6. Ensaie antes


Para toda apresentação, é importante fazer um ensaio e testar o cenário, a posição e como tudo vai funcionar. Aliás, muitas vezes, a hora do ensaio é mais divertida do que o dia da apresentação e ajudam a esticar o clima divertido durante vários dias.


7. Memorize o texto


É importante ler as falas de cada um e entender bem o que será dito pelos personagens para que o resultado fique ainda mais lindo e bem elaborado.


8. Crie ingressos para a apresentação


Desenhe, corte e cole convites para todos os familiares que assistirão o teatrinho. A ideia é produzir do início ao fim e manter as crianças entretidas ao longo do mês.


9. Faça vídeos

Não deixem de gravar as cenas que sempre ficam lindas e merecem ficar guardadas pra sempre no acervo da família. A criatividade das crianças sempre deve ser valorizada e cultivada.


Continue lendo