Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
A mesma praça

Carlos Alberto de Nóbrega revela tristeza e saudade do estúdio

Folhapress
17 set 2020 às 09:55
- Reprodução / Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia do novo coronavírus impediu que Carlos Alberto de Nóbrega sentasse no banco de A Praça É Nossa, mas apenas por quatro meses. Aos 84 anos, o inquieto apresentador do SBT tratou logo de dar um jeito de levar o programa ao ar novamente, mesmo que impossibilitado de gravar quadros inéditos.


Do quintal de sua casa, na Grande São Paulo, o humorista agora relembra os episódios mais hilários do programa que ele comanda na emissora há 33 anos. Antes de cada bloco da reprise, ele faz o que sabe melhor: conta histórias divertidas que envolvem os convidados ou àquele episódio.
Tudo isso sentado no banco original de A Praça É Nossa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse banco que eu uso em casa é o primeiro do programa. Ele está aqui porque uma vez houve um problema e achei que eu ia sair do SBT. Aí pus o banco numa Kombi e trouxe para minha casa. Depois ficou tudo bem, mas aí eu não ia devolver o banco. Fizeram outro e ficou assim. Hoje, faço a abertura nesse banco histórico", afirma Carlos Alberto, em entrevista à reportagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inscrições abertas

Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024

Imagem de destaque
Parceria de longa data

Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será

Imagem de destaque
Saiba mais

Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024

Imagem de destaque
Entenda

Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt


O apresentador voltou ao ar em 9 de julho, após ter as gravações suspensas repentinamente em março. Hoje, em tempos de pandemia intermináveis, é ele quem escolhe o que vai ao ar na reprise. "É tudo no 'olhômetro'. Me dedico muito ao programa, escrevo alguns quadros, constantemente gravo e edito, então tenho tudo na mão e na cabeça. Pego o arquivo e fico vendo, ai escolhemos os melhores do ano."

Publicidade


Desde então, o público reviu "personalidades" sentarem no banco, como João Canabrava (Tom Cavalcante), Zé Bonitinho (Jorge Loredo), Carlo Bronco (Ronald Golias), Tiririca e Jo Soy Jo (paródia de Jô Soares feita por Alexandre Porpetone) que, ao lado de Carlos Alberto, recebeu na "Praça" o cantor Agnaldo Rayol.


No dia 23 de julho, quando anunciou Dercy Gonçalves abrindo a reprise daquele programa, Carlos Alberto falou da importância da atriz em sua vida. "Vocês vão me ver realmente nervoso trabalhando [no episódio], porque a Dercy me carregou no colo. Quando comecei a vida, meu pai escrevia teatro para ela, eles eram amigos. De repente, vejo no programa a Dercy Gonçalves."

Publicidade


Depois de escolher o que vai ao ar, o apresentador recebe uma equipe enxuta em sua casa para gravar a abertura de cada bloco. Diretor do programa e filho de Carlos Alberto, Marcelo de Nóbrega foi temporariamente substituído pelo irmão Beto após oito paradas cardíacas –por essa razão, Marcelo entrou para o grupo de risco.


"[O programa] É gravado com o mínimo necessário de pessoas e tomando todos os cuidados.

Publicidade


Todos usam máscara e passamos um spray em tudo. Só chega perto de mim quando é para colocar o microfone na minha lapela", diz o apresentador, que cita a ausência do filho. "Marcelo não pode. Além de estar cuidando dos trigêmeos dele, ele tem 55 anos, teve um infarto e precisa se cuidar. Ele está vivo porque Deus não quis se comprometer com ele. Graças a Deus ele escapou."


O artista conta, ainda, que sente falta de gravar em estúdio. "Mas não posso entrar no SBT, nem eu, nem o Silvio [Santos, que tem 89 anos] e nem o Raul Gil [82 anos]. Somos velhinhos. Então, estou fazendo tudo aqui de casa", diz bem-humorado.

Publicidade


VELHA SURDA
Carlos Alberto lembra de um dos personagens mais populares criado por seu pai, Manoel de Nóbrega, na Praça da Alegria: a Velha Surda, imortalizada na interpretação memorável de Roni Rios (1936-2001), e que está entre os selecionados para reprisar durante a pandemia.


"Até hoje [a Velha] é referência da Praça. Desde que Roni morreu, nunca botei a Velha Surda no programa. Estou colocando agora, porque estou exibindo os melhores momentos desses mais de 30 anos [do programa]. Mas nunca permiti que ninguém fizesse na Praça o quadro da Velha
Surda em respeito ao Roni. Até hoje, quando se fala em Praça da Alegria ou A Praça É Nossa, a Velha Surda é a primeira [a ser lembrada]."

Publicidade


O apresentador lembra que Rios era formado em veterinária pela USP (Universidade de São Paulo), "muito inteligente", porém, era extremamente tímido. "Roni era muito sério, a gente não brincava muito com ele, era tímido e introvertido."


Carlos Alberto conta, ainda, que seu pai havia criado, na verdade, um velho surdo para o programa Praça da Alegria, na TV Paulista (embrião da Rede Globo), no início da década de 1960.

Publicidade


"Aí no ensaio para o primeiro programa, o Roni, que já estava com texto adiantado, tudo pronto, chegou e perguntou para meu pai: 'Seu Nóbrega, eu faço uma velhinha que agrada muito. Tem problema ser uma velha ao invés de um velho? Meu pai concordou e o resto, é história."


IMPACTOS DO ISOLAMENTO


A vida de Carlos Alberto mudou abruptamente com a pandemia, que lhe impôs afastamento da TV e da família. O apresentador conta que ele e sua equipe no SBT saíram de férias em 18 de dezembro e que ele deixou programas para reprisar em janeiro e fevereiro. "Voltamos pouco antes do Carnaval. Para não trabalhar na Quarta de Cinzas, tratamos de gravar logo dois dias de programa, mas não voltamos mais."


O humorista conta que teve tempo de celebrar seu aniversário, em 12 de março, e, desde então, ele não viu mais seus filhos. "Ai me isolei com a Renata [Domingues], minha mulher, num sitio. Ela é médica e pediu uma licença dos hospitais em que trabalhava e agora faz tudo do celular."


O apresentador conta que ficou bem até maio, mas sem tirar da cabeça da situação de seus funcionários, alguns deles sem contrato fixo, que ficaram sem trabalhar. "Em março e abril tinha sol, piscina, eu estava numa boa. Mas decidi voltar a São Paulo para ver se começávamos a gravar em junho ou julho. Aí já levei a primeira porrada, disseram [SBT] que não voltaríamos."


Ele conta que chegou a sugerir de fazer o programa na parte externa da emissora, mas não toparam. "Um tempo depois, não entrou mais ninguém. Aí fiquei numa tristeza. Voltei para o sitio, estava mal e chorava muito. Até hoje eu faço televisão, estou sofrendo por não ter condições de trabalhar. Mas foi aí que tive a ideia de trazer o programa de volta com as reprises, dando um toque especial com alguma história bacana antes de cada bloco começar."


LONGE DA FAMÍLIA


Carlos Alberto de Nóbrega também relata a dificuldade em ficar longe dos filhos e netos. "Quando eles vêm para me visitar, só fico do portão olhando eles da janela do carro. É muito triste."


Mas há três semanas, o apresentador teve uma surpresa: conheceu pessoalmente seu primeiro bisneto, Remi, filho de Dalila de Nóbrega, que é filha de Marcelo.


Segundo ele, a família do bisneto vai morar no Rio de Janeiro e, num dos dias em que organizavam a mudança, não tinham onde deixar o bebê.


"Aí ele ficou comigo um dia inteiro. No começo ele chorava, mas eu fiz umas caretas e ele logo sorriu, ficou mais à vontade. Mas foi triste quando ele foi embora."


O apresentador conta também que sua filha viajou para o Rio para visitar os sogros poucos dias antes de a pandemia ser decretada. "Já não aguentava mais de saudade. Eu, com 84 anos, acordei às 6h, peguei meu carro e fui buscar ela. Almoçamos com os futuros sogros dela, foi muito agradável. E voltamos de carro, conversando e matando a saudade."


Para o apresentador, o mundo não será mais o mesmo. "Vai demorar muito para voltar a ser o que era antes."


A PRAÇA É NOSSA

Quando: as quintas-feiras, às 23h15
Onde: SBT


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade