A novela mais antiga do mundo em exibição, 'Guiding Light', vai exibir seu último capítulo nos Estados Unidos, nesta sexta, dia 18 de setembro, depois de 72 anos no ar.
A novela começou a ser transmitida na rádio NBC, em 1937, com capítulos diários, e em 1952 passou a ser exibida na TV, mas os baixos níveis de audiência fizeram com que a rede CBS decidisse cortá-la da programação.
O nome, que significa "luz guia" em tradução livre, era em referência à luz da casa do reverendo Dr. John Ruthledge, um dos principais personagens da trama em 1937. A luz acesa significava que ele estava em casa para ouvir os problemas dos outros personagens.
Leia mais:
Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024
Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será
Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024
Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt
Nos tempos áureos, a novela recebeu diversos prêmios e foi estrelada por alguns grandes nomes, como Kevin Bacon, Calista Flockhart (da série Ally McBeal) e James Earl Jones.
A trama, que se passava na cidade fictícia de Springfield, conta a saga de quatro famílias.
Ao longo dos anos, a trama falou de romances, intrigas sexuais e divórcios, mas também tocou em assuntos mais fortes como estupro de esposas, gravidez adolescente, racismo e alcoolismo.
Recentemente, a produção de Guiding Light tentou reinventar a novela, usando diferentes técnicas de filmagem como câmaras sem apoio e cenas em close.
A produção também aumentou as filmagens em locações e a expectativa era recuperar a audiência e transformar a novela e um modelo para as produções do futuro, mas as mudanças não foram suficientes para recuperar a audiência.