Toda família tem aquela pessoa que é um verdadeiro desastre na cozinha. E o desafio do programa Um Dia de Chef, que estreou nesta quarta-feira (22) às 22h30, no canal Food Network, é mostrar que estes seres ditos incapazes de fritar um ovo consigam preparar um prato digno de ser servido em restaurante.
E o renomado chef francês Emmanuel Bassoleil, que já participou como convidado de algumas temporadas do MasterChef, da Band, é o responsável por transformar estes desastres em chefs de cozinha.
Embora não exista um prêmio e tampouco uma competição entre equipes, o participante do dia enfrenta uma certa tensão imposta por Bassoleil - talvez um resquício de suas idas ao reality da Band. Os participantes acabam levando broncas sérias do chef-apresentador todas as vezes em que um desastre está prestes a acontecer.
Leia mais:
Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024
Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será
Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024
Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt
"Não precisa dar risada cada vez que você faz uma besteira ", disse a Melina Souza, que parecia não levar a sério a maior parte das broncas do chef.
A dinâmica da atração é simpática. Na primeira etapa, o participante é desafiado a preparar em 20 minutos um prato, a sua escolha, para Bassoleil. A partir deste desafio ele consegue calcular o nível de desconhecimento e despreparo - e também mensurar a pressão que será necessária para que o 'desastre da cozinha' se dê bem no restante do dia.
Passada essa fase, ele reproduz um prato assinado por algum colega renomado e desafia seu aprendiz a fazer o mesmo procedimento, tudo em apenas 40 minutos. Como o programa é de gastronomia e não de ilusionismo, nem todos os anônimos agradam em suas execuções.
Emmanuel Bassoleil, assim como seu amigo Erick Jacquin, tem o sotaque francês acentuado, mas um pouco mais compreensível que o do jurado do MasterChef. Por essa razão, são raros os momentos em que suas falas requerem legendas.
A pressão imposta pelo chef, somada à trilha sonora dramática, é suavizada pelas caras e bocas que o próprio Emmanuel faz ao se deparar com as trapalhadas de seus aprendizes. No episódio que vai ao ar hoje, a inexperiente Melina consegue quebrar o clima de tensão com seu bom humor, provocando breves momentos de risadas.
Com produção da Boutique Filmes para o Food Network, a primeira temporada de Um Dia de Chef conta com 13 episódios.