Uma tentativa frustrada de salvar seu grande amor, Madalena (Natália Lage), mudou de vez a vida do Dr. Evandro (Julio Andrade). O cirurgião-chefe de um hospital público do subúrbio do Rio de Janeiro precisou lidar com o atendimento da própria esposa, após um acidente de carro que ela sofreu nas imediações do local onde ele trabalha. Um ano se passou, mas Evandro ainda convive com a culpa e a dúvida sobre o real motivo que levou Madalena ao óbito. É com esse resgate da tragédia pessoal que atormenta o médico que que se inicia o primeiro episódio de ‘Sob Pressão’, previsto para ir ao ar no dia 25 de julho, e que estará disponível pelo Globo Play a partir desta terça-feira, dia 18, para assinantes. Apesar do trauma, Evandro sobrevive e faz uso de medicamentos controlados como forma de aguentar a pressão e se manter acordado para enfrentar, junto à equipe médica, os desafios diários que chegam à emergência do hospital.
A ambulância da vez traz uma grávida em estado grave e torna o ambiente ainda mais caótico do que o normal. A falta de estrutura e de uma maternidade indicam o alto risco daquele atendimento. Apesar do alerta, Evandro vai contra a avaliação de Décio (Bruno Garcia) e resolve receber a paciente mesmo assim. Enquanto tenta driblar a queda de energia e a falta de sangue para dar início ao procedimento que pode salvar a mãe, Evandro precisa lidar ainda com outros pacientes que lotam os corredores do hospital, como um homem que precisa ficar preso à maca para não agredir alguém, e outro que sofreu uma fratura leve na perna e acredita que seu dinheiro pode comprar um atendimento prioritário.
Entre um paciente e outro, tem ainda os que estão sempre por ali, como a hipocondríaca Dona Dercília (Ângela Rabelo), que cisma ter um problema de saúde, e Seu Rivaldo (Emiliano Queiroz), que vive no hospital e se recusa a levantar da cama com medo de perder sua maca. Ao lado de Evandro, a Dra. Carolina (Marjorie Estiano) também se esforça no atendimento aos pacientes. Um deles, o cantor e compositor Antenor (Monarco), apesar do câncer avançado que toma conta da região da laringe, não dá ouvidos à médica e se nega a fazer uma cirurgia que o faria perder a voz. Além dos doentes que já fazem parte da rotina, a cirurgiã vascular precisa correr contra o tempo para retirar um papelote de droga do estômago de uma criança, irmão de um traficante da região. Como se não bastasse ter a vida do menino em suas mãos, ela tem que realizar o parto de urgência da grávida que deu entrada mais cedo na emergência.
Leia mais:
Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024
Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será
Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024
Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt
Temas de interesse social e ações de lançamento
‘Sob Pressão’ aborda diversos assuntos inspirados na vida real e cujo debate tem extrema importância para a sociedade. Pensando nisso, ao fim de cada episódio, o público verá cartelas informativas sobre os temas, como doação de sangue, assunto abordado no primeiro episódio. Ao todo, serão sete cartelas distintas, contendo informações e dados sobre os órgãos que atuam nas áreas em questão.
Além das cartelas, os perfis oficiais da Globo nas mídias sociais passam a exibir no dia 25, logo após os episódios de ‘Sob Pressão’, os vídeos do REP – Repercutindo Ideias, plataforma criada pela área de Responsabilidade Social da Globo para ouvir a contribuição das pessoas sobre temas de interesse social. O depoimento de estreia será o da médica Marcelli Tainah Marcante, que fala sobre resiliência e as dificuldades da profissão enquanto ser humano. Ela relembra um plantão em que teve que dar a notícia da morte de um paciente de 16 anos à sua mãe, na véspera do Dia das Mães.
A partir de segunda (17) o público tem acesso ainda ao ‘Replay 10’, com Marjorie Estiano, no Globo Play. A atriz fez uma lista com 10 médicos de sucesso das novelas e séries da Globo. Entre as escolhas estão médicos com dons mediúnicos, como Caíque (Sérgio Guizé), de ‘Alto Astral’, e Dimas (Selton Mello), de ‘A Cura’, e as doutoras Marta (Eva Wilma) e Cristina (Patrícia Pillar) da série ‘Mulher’.
Com direção geral de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, a série ‘Sob Pressão’ é fruto do longa-metragem de Andrucha Waddington de mesmo nome, e é uma coprodução da Globo com a Conspiração, criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes a partir de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro "Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro", escrito por Marcio Maranhão. Uma série de Jorge Furtado, que escreve os episódios com Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão, e conta com a consultoria médica de Marcio Maranhão. ‘Sob Pressão’ vai ao ar às terças-feiras logo após ‘A Força do Querer’.