Pesquisar

Canais

Serviços

Decisão

Alemanha bate o Uruguai e fica em terceiro no Mundial

Agência Estado
10 jul 2010 às 18:00
- Fifa/Divulgação
Publicidade
Publicidade

A Alemanha não se abalou pelas muitas mudanças na equipe titular e fez um grande jogo neste sábado para conquistar o terceiro lugar na Copa do Mundo da África do Sul. Sem se mostrar abalada pela eliminação diante da Espanha, a seleção alemã venceu o Uruguai por 3 a 2, de virada, e repetiu a mesma colocação do último Mundial, no qual jogou em casa.


A vitória no jogo disputado no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, não teve a tão esperada presença de Klose, que poderia igualar a marca de Ronaldo e também se tornar o maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols. Com fortes dores na costas, o atacante começou no banco de reservas e acabou não participando da partida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



O terceiro lugar no Mundial da África foi o quarto da história da Alemanha em Copas. Já o Uruguai perdeu a chance de conquistar a inédita terceira colocação. Mesmo assim, o resultado foi o melhor desde 1970, quando os uruguaios também perderam a disputa pelo terceiro para o time da Alemanha Ocidental, por 1 a 0.

Leia mais:

Imagem de destaque
Todos limpos

Fifa anuncia que Copa não teve nenhum caso de doping

Imagem de destaque
Copa do Mundo 2010

Campeão mundial diz que franceses despertaram o racismo

Imagem de destaque
Rezando pela seleção

Padre holandês é punido por celebrar "missa laranja"

Imagem de destaque
Dourada

Bola da final da Copa do Mundo é leiloada por US$ 74 mil



Na partida deste sábado, além de Klose, a Alemanha teve mais quatro mudanças, com as saídas do goleiro Neuer, Lahm, Podolski e Trochowski. Müller, que voltou de suspensão, abriu o placar, mas o Uruguai, sempre valente, virou com um golaço de Forlán. Na segunda falha do goleiro Muslera no jogo, os alemães empataram e depois viraram já no final.

Publicidade



O JOGO - Mesmo bastante modificada, a Alemanha foi claramente superior nos primeiros minutos da disputa pelo terceiro lugar. Buscando mais o gol e chegando a sufocar o Uruguai em alguns momentos, o gol era questão de tempo. Logo aos três minutos, Cacau chegou a colocar a bola nas redes, mas o árbitro marcou uma irregularidade no lance.



Os alemães seguiram melhores e acertaram a trave aos nove minutos. Em cobrança de escanteio, Friedrich cabeceou no travessão e Müller poderia ter feito no rebote, mas Godín apareceu para salvar. Como resposta, o Uruguai procurou sair mais para o jogo. No entanto, a Alemanha marcou justamente quando a seleção sul-americana tentava equilibrar o duelo.

Publicidade



Já com uma chuva fina em Port Elizabeth, que apertaria no final do primeiro tempo, Schweinsteiger decidiu arriscar de longe para testar Muslera. E o goleiro do Uruguai não passou na prova. Com 19 minutos, o capitão alemão bateu de fora e Muslera deu rebote, que Müller aproveitou para marcar. Foi o quinto gol dele, se igualando aos maiores artilheiros desta Copa.



O gol da Alemanha fez o Uruguai ir para o ataque com mais determinação. Forlán levou perigo em uma cabeçada que Mertesacker desviou para a linha de fundo. Na sequência do lance, após a cobrança de escanteio, os alemães saíram em contra-ataque rápido e Khedira exigiu boa defesa de Muslera ao cabecear, mas estava em impedimento.

Publicidade



Ainda sem conseguir se soltar em campo, o Uruguai chegou ao empate em um lance isolado, que começou com a boa roubada de bola de Pérez sobre Schweinsteiger, no meio de campo. A bola então sobrou para Suárez, que carregou e achou Cavani já na área. O uruguaio dominou e tocou no canto, na saída do goleiro Butt, decretando a igualdade aos 28 minutos.



O final do primeiro tempo ficou marcado pela forte chuva e pela melhora significativa do Uruguai. Pela primeira vez fazendo frente aos alemães no jogo, os uruguaios ainda poderiam ter conseguido a virada antes do intervalo. Aos 41, Suárez apareceu completamente livre de marcação na direita da área, mas bateu cruzado, rasteiro, para fora.

Publicidade



O início da etapa complementar já mostrou que o jogo seria aberto até o final, com ambas as equipes dispostas a se arriscarem. Após Suárez desperdiçar boa chance num rebote de Butt, Forlán colocou o Uruguai em vantagem ao marcar um dos gols mais bonitos da Copa, ainda com seis minutos. O atacante pegou de voleio o cruzamento de Arevalo, da entrada da área, e também fez o seu quinto no Mundial.



O troco da Alemanha veio apenas cinco minutos depois, novamente com a ajuda de Muslera. Provando que não estava numa boa noite, o goleiro do Uruguai deu o gol de presente para Jansen ao errar uma saída da sua meta. Em cruzamento de Boateng, Muslera não achou nada e Jansen mal precisou se mexer para cabecear meio sem querer, fazendo 2 a 2.



A partida então caiu em qualidade e ambas as equipes desperdiçaram boas oportunidades. O Uruguai chegou com Forlán, que parou em Butt, e a Alemanha viu o atacante Kiessling, que tinha acabado de entrar, chutar para a boa defesa de Muslera. O gol que deu o terceiro lugar para os alemães saiu já aos 37 minutos, para a decepção dos uruguaios.


Em escanteio cobrado da direita, a bola ficou viva na área. Lugano tentou rebater, mas ela apenas subiu e sobrou para a cabeçada de Khedira. O volante testou firme e encobriu Muslera. No último lance do jogo, Forlán ainda cobrou uma falta da entrada da área no travessão, se firmando como um dos melhores jogadores da Copa.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade