O bicampeão mundial Fernando Alonso fez a festa da torcida espanhola ao ser o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP da Europa, no circuito de Valência. Nesta sexta-feira, o piloto espanhol registrou o tempo de 1min39s283 na sua melhor volta no dia.
O bom resultado de Alonso pode ser um sinal de que as evoluções da Ferrari para o GP da Europa devem surtir efeito e levar a equipe italiana a conseguir um bom resultado em Valência. Para isso, porém, terá que superar a concorrência dos pilotos da Red Bull. No treino, o alemão Sebastian Vettel foi o segundo mais rápido, seguido pelo australiano Mark Webber.
Piloto mais rápido no primeiro treino livre, o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, não manteve o mesmo ritmo e ficou apenas em quarto lugar. O companheiro de Michael Schumacher ficou à frente do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que é o atual líder do Mundial de Pilotos, e de Robert Kubica, da Renault.
O brasileiro Felipe Massa terminou o treino livre em sétimo lugar e teve dificuldades na atividade. Ele rodou na curva 5 e ficou parado no circuito, provocando a paralisação da sessão por alguns minutos. O alemão Adrian Sutil, da Force India, o inglês Jenson Button, da McLaren, e o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, completaram a relação dos dez primeiros colocados.
Já Lucas di Grassi, da Virgin, e Bruno Senna, da Hispania, ficaram quase cinco segundos atrás de Alonso e terminaram o treino livre em 22° e 23° lugar, respectivamente.