Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Sem brilho

Brasil goleia Tanzânia por 5 a 1 em último amistoso

Agência Estado
07 jun 2010 às 14:29

Compartilhar notícia

- JONNE RORIZ/AGÊNCIA ESTADO/AE
Publicidade
Publicidade

No último teste antes da Copa do Mundo da África do Sul, nesta segunda-feira, a seleção brasileira pareceu resumir suas atuações sob o comando de Dunga. Venceu a Tanzânia com segurança e sem brilho, por 5 a 1, no Estádio Nacional, em Dar es Salaam. Robinho novamente foi o principal destaque em campo, marcando os dois primeiros gols.

A grande novidade na seleção brasileira foi a presença de Gomes, que substituiu o poupado Julio Cesar. Juan também esteve de volta, após sentir dores musculares na semana passada e não participar da vitória sobre o Zimbábue, por 3 a 0. Kaká, por sua vez, teve boa atuação, jogou durante toda a partida e marcou um dos gols, demonstrando que está praticamente pronto para o Mundial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mesmo diante de um modesto adversário, o Brasil começou em ritmo lento. Bem fechada atrás, a Tanzânia - comandada pelo técnico brasileiro Márcio Máximo - encurtava os espaços e anulava a criação brasileira. A seleção africana ainda saía rapidamente para os contra-ataques, sempre pelo lado direito do ataque, aproveitando espaço deixado por Michel Bastos. E a primeira boa chance veio logo aos nove minutos, com Ngasa. Após receber bom lançamento na ponta direita, ele fintou Juan e saiu na cara de Gomes, mas bateu na mão do goleiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Todos limpos

Fifa anuncia que Copa não teve nenhum caso de doping

Imagem de destaque
Copa do Mundo 2010

Campeão mundial diz que franceses despertaram o racismo

Imagem de destaque
Rezando pela seleção

Padre holandês é punido por celebrar "missa laranja"

Imagem de destaque
Dourada

Bola da final da Copa do Mundo é leiloada por US$ 74 mil


O susto acordou a seleção brasileira. E contando com uma falha da defesa adversária, abriu o placar no minuto seguinte, em seu primeiro ataque efetivo na partida. Gilberto Silva lançou para Robinho, a zaga afastou mal e a bola sobrou para Kaká na entrada da área. O meia então rolou para Robinho finalizar cruzado, com perfeição.

Publicidade


Em vantagem no placar, o Brasil se encolheu e começou a ser pressionado. Quase sempre pelo espaço deixado por Michel Bastos, a Tanzânia chegava com perigo e obrigava Gomes a trabalhar. Aos 12 minutos, Nizzar avançou e cruzou para Ngasa, mas o goleiro salvou antes que o meia concluísse. Gomes ainda voltou a trabalhar aos 21, quando Ngasa chutou de fora da área e exigiu boa defesa.


Com Elano e Kaká presos na marcação, e Felipe Melo perdido na saída de jogo, a bola não chegava ao ataque brasileiro. A Tanzânia, por sua vez, seguia pressionando e ameaçava a meta brasileira. Mas novamente com Robinho - e contando com a falha da defesa adversária -, a seleção brasileira chegou ao gol aos 33. Michel Bastos recebeu pela esquerda, levantou para a área e a zaga falhou no corte. A bola então sobrou sozinha para o atacante do Santos, que concluiu para as redes.

Publicidade


Depois do gol, a seleção da Tanzânia diminuiu o ritmo e chegou menos ao ataque. Kaká ainda teve um lampejo aos 40 minutos ao dar bom passe para Luís Fabiano. Na entrada da área, o atacante cortou o defensor e bateu firme, mas nas mãos do goleiro Mwarami. E sem maiores sustos, a partida foi para o intervalo.


No segundo tempo, Dunga mudou a cara da seleção brasileira: Luisão entrou no lugar de Lúcio, Gilberto no de Michel Bastos, Josué no de Gilberto Silva e Ramires no de Felipe Melo. Com um meio-campo mais ágil, o Brasil assumiu o controle da partida. E depois de criar duas boas oportunidades, ampliou aos oito minutos com bonito gol de Ramires. Pela esquerda, ele avançou até a entrada da área e bateu forte, sem defesa para Mwarami.

Publicidade


Com o jogo praticamente definido, a partida diminuiu de ritmo. A Tanzânia perdeu o ímpeto inicial e pouco chegava ao ataque. O Brasil, por sua vez, parecia mais preocupado em evitar possíveis lesões. Satisfeito, Dunga promoveu novos testes e colocou Daniel Alves no lugar de Elano.


Relaxada em campo, a seleção brasileira ainda sofreu um susto aos 22 minutos. Depois de bobeada da defesa, Ngasa recebeu na entrada da área, driblou Luisão e bateu cruzado, para a boa defesa de Gomes. Não demorou para que o Brasil desse o troco: Kaká recebeu na meia-lua, bateu colocado e a bola passou raspando a trave.

Publicidade


O meia do Real Madrid, no entanto, não desperdiçou sua segunda chance. Após boa trama do ataque brasileiro, Maicon cruzou da direita e Kaká desviou de peito para o gol aos 31 minutos. Feito o quarto, Nilmar ainda ganhou um chance no lugar de Luís Fabiano.


Antes que a partida terminasse, Azziz aproveitou cobrança de escanteio e descontou, de cabeça, aos 41 minutos. E já nos acréscimos, Ramires marcou o quinto, também de cabeça, e selou a goleada brasileira.

Depois de seu último teste, a seleção brasileira volta a Johannesburgo e segue se preparando para a Copa do Mundo. A estreia brasileira será no dia 15, contra a Coreia do Norte, pelo G da competição.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade