Em um dos melhores jogos do Mundial até o momento, Coreia do Sul e Nigéria empataram por 2 a 2 nesta terça-feira, em Durban, pela terceira rodada do Grupo B. Com os resultado,os coreanos se classificaram em segundo, graças a vitória da Argentina sobre a Grécia no outro jogo da chave.
A Argentina termina como campeã do grupo, com seis pontos. A Coreia ficou em segundo, com quatro pontos. A Grécia ficou em terceiro, com três pontos e a Nigéria, com apenas um pontinho, ficou em quarto.
Os coreanos enfrentarão o Uruguai, no sábado, em Port Elizabeth, às 11 horas. No dia seguinte, os argentinos enfrentarão o México, em Johannesburgo, às 15h30.
JOGO PARA FRENTE
Precisando da vitória para tanto Nigéria quanto Coreia do Sul fizeram um jogo para frente, com mais empenho em atacar do que em defender.
Além de ter de vencer por dois gols de vantagem, a Nigéria precisava também de uma derrota da Grécia (que enfrentava a Argentina na mesma hora). E o time africano já foi logo fazendo a sua parte.
Aos 12, Odiah ganhou a jogada pela direita e descolou cruzamento rasteiro para o meio da área da Coreia. Uche se aproveitou bem da cochilada de Duri para ajeitar e bater para abrir o placar.
Precisando pelo menos do empate para voltar a sonhar com a classificação - sem depender de uma derrota da Grécia - a Coreia passou a jogar ainda mais no ataque.
Na base da pressão, e da qualidade na bola aérea, a Coreia conseguiu o empate ainda no primeiro tempo. Aos 38, Sungyueng bateu falta junto a área, pela esquerda, e Jungsoo apareceu na segunda trave para cabecear, meio estranho, para marcar.
Com o empate, a Coreia jogou toda a pressão para cima da Grécia - que terminou o primeiro tempo empatando com a Argentina. Os coreanos estavam se classificando no intervalo graças ao número de gols marcados (4 a 2) com relação aos gregos.
Se a igualdade no placar no jogo da Coreia já pressionava os gregos, imagine que o time oriental virasse? E foi o que aconteceu, logo no começo da segunda etapa.
Aos 4, Chuyoung bateu bem uma falta perto da área, pela esquerda e acertou o canto do goleiro Enyeama. Detalhe do lance foi que a bola passou ao lado da barreira, enganando o goleiro, que na tentativa de se antecipar, deu um passo na direção oposta e acabou abrindo o espaço suficiente para a bola entrar rente à trave.
Vencendo, a Coreia tratou de se precaver mais na defesa, jogando de maneira mais cadenciada. Perdendo, a Nigéria não teve outra alternativa se não ir ao ataque. O que fez o jogo pegar fogo. Yakubu perdeu chance incrível de empatar ao, dentro da pequena área, chutar para fora, sem goleiro, após cruzamento de Ayila.
Logo depois, Nam Il perdeu a bola dentro da área e, para completar a lambança, derrubou Obasi. Pênalti para a Nigéria, que Yakubu bateu e empatou o jogo, aos 23.
O jogo que já era bom, ficou franco, com as duas equipes buscando o gol que lhes garantia a vaga nas oitavas - graças também a vitória da Argentina sobre a Grécia.
O final foi dramático, com os dois times perdendo chances de sair de campo com a vitória. Mas no final, a Coreia conseguiu segurar o empate e se garantiu para a segunda fase para pegar o Uruguai.