O técnico Dunga confirmou que o meio-campista Elano está fora do jogo desta sexta-feira, contra Portugal, no encerramento do Grupo G da primeira fase da Copa do Mundo. Depois de "entregar" o desfalque, o treinador até tentou recolocar a dúvida no ar ao ser novamente questionado sobre o assunto, mas ele já havia confirmado que o jogador será substituído contra os portugueses.
"Sobre o Elano, vamos preservar ele", disse Dunga, na entrevista coletiva no Estádio Moses Mabidha, em Durban, nesta quinta-feira. Depois, o treinador falou em aguardar para ver as condições físicas do meio-campista, pois "ele está com muitas dores". O jogador do Galatasaray, da Turquia, sequer participou do rachão desta véspera de jogo e apenas correu em volta do gramado.
Com a saída de Elano, a dúvida que permanece em relação à escalação, neste caso, é quem jogará na posição do jogador. Há uma forte tendência para a escalação de Daniel Alves, que participou do último treinamento como titular. Dunga, porém, não quis confirmar quem entra na equipe.
O único substituto certo é Júlio Baptista, este sim anunciado por Dunga, que jogará no lugar do suspenso Kaká. O técnico até apontou qualidades do meio-campista ao comentar a escalação do jogador no lugar de seu atleta mais completo tecnicamente.
"O Júlio jogou na Copa América nesta função [de armador], mas a gente ganha com o chute de longa distância com ele. Cada um tem sua característica e a equipe tem de se adaptar", ressaltou o treinador.