O meia Elano não participou do treino com o restante do grupo nesta terça-feira, no campo da escola Saint Stithians, em Johannesburgo. Ele ficou no hotel da seleção brasileira fazendo um trabalho de recuperação com o fisioterapeuta Odir de Souza, depois da forte pancada que levou na perna direita durante a vitória sobre a Costa do Marfim no último domingo. Apesar disso, os médicos garantem que o caso não preocupa e que o jogador deve estar à disposição de Dunga para enfrentar Portugal na sexta.
Assim, sem a presença de Elano, os outros 22 atletas da seleção fizeram um trabalho leve na tarde desta terça-feira, sem forçar muito o ritmo para não sobrecarregar o time após o desgaste provocado pelo jogo contra a Costa do Marfim. O treino começou com o tradicional "dois toques" em campo reduzido, em que Doni ficou com os jogadores de linha para dar número par, sem fazer os exercícios separados com os dois goleiros.
Depois do treino de "dois toques", Dunga separou o grupo. Os titulares fizeram apenas uma corrida em volta do campo, que durou cerca de 10 minutos. Já os reservas tiveram um pouco mais de trabalho, pois disputaram um rachão. Assim, ainda não foi possível descobrir quem ficará com a vaga do suspenso Kaká para enfrentar Portugal.
O meia Júlio Baptista é o favorito, mas Daniel Alves, Ramires, Nilmar e até Kleberson estão na disputa - essa definição também depende da recuperação de Elano.
Nesta quarta-feira, a seleção volta a treinar apenas no período da tarde, novamente no campo da escola Saint Stithians. Logo depois, a delegação brasileira embarca para a cidade de Durban, onde acontecerá o jogo contra Portugal. Já classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo, o Brasil depende apenas de um empate com os portugueses para terminar a primeira fase na liderança do Grupo G.