A Fifa definiu, nesta sexta-feira, os árbitros que apitarão os seis últimos jogos da segunda rodada da Copa do Mundo da África do Sul. Entre eles está o juiz que comandará a segunda partida do Brasil no Mundial - contra Costa do Marfim, neste domingo, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. O árbitro será o francês Stephane Lannoy, de 41 anos, que já trabalhou nesta Copa - apitou a vitória da Holanda sobre a Dinamarca por 2 a 0, coincidentemente no mesmo estádio.
Lannoy já é conhecido de muitos integrantes da seleção brasileira que está na África, inclusive a comissão técnica. É que o francês apitou uma partida nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008, e esse jogo foi justamente um do Brasil - a goleada sobre a Nova Zelândia por 5 a 0, em Shenyang, pela segunda rodada da fase de grupos.
Com apenas quatro anos de carreira como árbitro internacional da Fifa, Lannoy trabalha com distribuição de jogos eletrônicos e já tem experiência também em jogos da Liga dos Campeões da Europa (o último foi a vitória da Internazionale sobre o CSKA Moscou por 1 a 0, em Moscou), Liga Europa e Eliminatórias da Europa para a Copa de 2010.
Pela mesma chave do Brasil, Portugal e Coreia do Norte se enfrentarão na próxima segunda, na Cidade do Cabo. O árbitro será o chileno Pablo Pozo, conhecido dos brasileiros pelas partidas de Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Eliminatórias de Copa do Mundo.
Pelo Grupo F, a partida entre Itália e Nova Zelândia, no domingo, em Nelspruit, será comandada pelo guatemalteco Carlos Batres. E o duelo entre Eslováquia e Paraguai, no mesmo dia, em Bloemfontein, terá Eddy Maillet, das Ilhas Seychelles, no apito.
Já pelo Grupo H, com os dois jogos na próxima segunda, o japonês Yuichi Nishimura será o árbitro de Espanha e Honduras, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, e o saudita Khalil Al Ghamdi apitará a partida entre Chile e Suíça, em Port Elizabeth.