Apontada como uma das favoritas, a Holanda estreou com uma vitória na Copa do Mundo da África do Sul. Nesta segunda-feira, a equipe derrotou a Dinamarca por 2 a 0, em partida válida pelo Grupo E. O duelo foi realizado no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, onde foi disputada a partida de abertura do Mundial.
A seleção holandesa não teve uma atuação brilhante, mas, mesmo sem muita criatividade, apresentou futebol suficiente para dominar praticamente toda a partida, tendo muito mais posse de bola, apesar da ausência de Robben, que ficou no banco de reservas por conta de uma lesão. Já a Dinamarca teve atuação apagada e não conseguiu reagir após sofrer o primeiro gol no minuto inicial do segundo tempo.
A Holanda começou a partida melhor, dificultando o trabalho da Dinamarca ao marcar a sua saída de bola. Assim, os holandeses tinha o controle da posse de bola, com o jogo centralizado em Sneijder, diante um adversário que apostava nos contra-ataques. Porém, nenhuma das equipes dava trabalho aos goleiros Stekelenburg e Sorensen.
Assim, a primeira chance clara de gol surgiu apenas aos 27 minutos do primeiro tempo e foi da Dinamarca, mesmo com o domínio holandês, que tentava avançar pelo meio, mas sofria com atuações apagadas da maioria dos seus principais jogadores, como Van der Vaart. Na jogada, Rommedahl cruzou da direita para Bendtner, que cabeceou à direita do gol defendido por Stekelenburg.
Aos 33 minutos, a Holanda assustou a Dinamarca. Kuyt cruzou, a bola desviou na defesa dinamarquesa e também em Heitinga, mas foi para fora. A Dinamarca voltou a assustar em contra-ataque, explorando espaços deixados pelo lateral-direito Van der Wiel. Aos 37 minutos, Bendtner passou para Kalhlenberg, que finalizou para boa defesa de Stekelenburg, que colocou a bola para escanteio. O último lance de perigo do primeiro tempo foi da Holanda. Aos 42 minutos, Kuyt tentou um passe, a bola desviou em um defensor da Dinamarca e ficou com Van Persie, que driblou o marcador e chutou para fora.
A Holanda abriu o placar logo na primeira jogada do segundo tempo. Com menos de um minuto, Van Persie avançou até a linha de fundo, driblou o goleiro Sorensen e cruzou para a grande área. Na tentativa de cortar, Simon Poulsen cabeceou e a bola bateu em Agger e entrou no gol dinamarquês.
Em desvantagem, a Dinamarca se lançou ao ataque, mas não conseguia ameaçar a meta da Holanda, que se defendia bem, mas não sabia explorar os contra-ataques. E a troca de Bendtner, principal atacante dinamarquês, por Beckman não surtiu efeito, diminuindo o poderio ofensivo da equipe dirigida por Morten Olsen. Na Holanda, o técnico Bert Van Marwijk trocou o apagado Van der Vaart por Elia para dar mais poderio ofensivo ao time.
Assim, a Dinamarca, que abusava dos passes longos, não conseguia criar oportunidades de gol diante da Holanda, que não tinha pressa para atacar e também não se arriscava muito. Mesmo assim, os holandeses quase chegaram ao segundo aos 27 minutos. Van Bommel invadiu a área pela esquerda e chutou forte, mas Sorensen fez boa defesa.
A Holanda definiu a sua vitória aos 40 minutos. Sneijder lançou Elia, que finalizou na saída do goleiro dinamarquês e acertou a trave direita. Kuyt, embaixo do gol, pegou o rebote e tocou a bola para as redes.
A Holanda volta a jogar no próximo sábado, pela segunda rodada do Grupo E, contra o Japão. No mesmo dia, a Dinamarca buscará a reabilitação diante de Camarões.