O técnico Marcello Lippi anunciou nesta terça-feira a lista final com os 23 convocados da seleção da Itália para a Copa do Mundo da África do Sul. O treinador manteve no grupo o meia Mauro Camoranesi, que sofreu uma lesão nesta terça, e cortou o atacante Marco Borriello.
Lippi, que já havia divulgado uma pré-lista anteriormente, precisou cortar cinco jogadores. O técnico surpreendeu ao deixar de fora do Mundial Borriello, um dos destaques do Milan na temporada, e o atacante Giuseppe Rossi, do Villarreal, que se saiu bem na Copa das Confederações, no ano passado.
Também foram cortados o quarto goleiro Salvatore Sirigu, o zagueiro Mattia Cassani e o meia Andrea Cossu. O lateral Fabio Grosso foi excluído da lista duas semanas depois do anúncio dos pré-convocados.
Os atacantes Antonio Cassano, da Sampdoria, e Mario Balotelli, da Inter de Milão, não chegaram a ser considerados nem na lista inicial, assim como o brasileiro Amauri, naturalizado italiano. Ao todo, Lippi chamou cinco atacantes, um a mais que o técnico Dunga, da seleção brasileira.
Camoranesi, que sofreu uma lesão na perna esquerda nesta terça, foi mantido na lista definitiva, apesar do risco de perder os primeiros jogos da equipe no Mundial.
Dessa forma, o grupo da seleção italiana contará com nove jogadores que participaram da conquista da Copa da Alemanha, em 2006: Gianluigi Buffon, Fabio Cannavaro, Gianluca Zambrotta, Camoranesi, Daniele De Rossi, Gennaro Gattuso, Andrea Pirlo, Alberto Gilardino e Vincenzo Iaquinta.
Confira a lista definitiva dos convocados da Itália:
Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus), Morgan De Sanctis (Napoli), Federico Marchetti (Cagliari);
Defensores: Salvatore Bocchetti (Genoa), Leonardo Bonucci (Bari), Fabio Cannavaro (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Domenico Criscito (Genoa), Christian Maggio (Napoli), Gianluca Zambrotta (Milan);
Meio-campistas: Mauro Camoranesi (Juventus), Daniele De Rossi (Roma), Gennaro Gattuso (Milan), Claudio Marchisio (Juventus), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Angelo Palombo (Sampdoria), Simone Pepe (Udinese), Andrea Pirlo (Milan);
Atacantes: Antonio Di Natale (Udinese), Alberto Gilardino (Fiorentina), Vincenzo Iaquinta (Juventus), Giampaolo Pazzini (Sampdoria), Fabio Quagliarella (Napoli).