O Paraguai conseguiu uma boa vitória contra a Eslováquia neste domingo (20) por 2 a 0, em Nelspruit, e deu um passo importante para garantir a classificação no grupo F da Copa do Mundo, que ainda tem Itália e Nova Zelândia. O triunfo também garantiu a invencibilidade das seleções sul-americanas na Copa. Até agora são seis vitórias e dois empates de Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai.
O técnico Gerardo Martino apostou no trio de atacantes formado por Valdez, Barrios e Santa cruz, mas os gols paraguaios foram marcados pelos meias Riveros e Vera.
Pouco inspirada, a Eslováquia jogou mal e não deu muito trabalho ao goleiro Villar. A seleção europeia, única estreante deste mundial, tem chances remotas de classificação, mas depende do resultado de Itália x Nova Zelândia.
O Paraguai começou pressionando a Eslováquia. O trio de atacantes formado por Valdez, Barrios e Santa Cruz trocava passes rápidos e arriscava chutes de fora da área. Foram cinco em 20 minutos, mas nenhum chegou a ameaçar o goleiro Mucha.
A Eslovênia tinha problemas na saída de bola e não conseguia escapar da pressão Paraguaia. Ao contrário da partida contra a Nova Zelândia, os meias Hamsik e Weiss não conseguiam criar oportunidades para os atacantes eslovacos.
Aos 27 minutos, a ofensividade paraguaia foi recompensada. Lucas Barrios recebeu na entrada da área de costas para zaga e deu passe açucarado para Vera, que recebeu na cara do goleiro e só teve o trabalho de desviar de Mucha.
O segundo tempo foi morno. O Paraguai recuou. A melhor chance da equipe aconteceu aos 26 minutos, novamente com Vera. O meia recebeu cruzamento da direita e cabeceou para fora.
Quando parecia que o Paraguai já tinha se conformado com 1 a 0, aos 41, Riveros aproveitou o rebote de uma falta, e de fora da área, finalizou com muita qualidade.