O Governo do Paraná terá grupo de trabalho exclusivo para gerenciar obras de infraestrutura viária que serão implantadas na Região Metropolitana de Curitiba, para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. A criação da unidade foi sugerida pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lispki, e aprovada pelo Conselho Revisor, em reunião realizada nesta segunda-feira (5), no Palácio das Araucárias.
O órgão colegiado será responsável pela licitação, assessoria jurídica, desapropriação de áreas, fiscalização e acompanhamento das obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A primeira reunião para definição dos representantes está marcada para terça-feira (6).
O grupo de trabalho, a ser instituído por decreto, será formado por técnicos de secretarias envolvidas no processo de planejamento e implantação das obras viárias do PAC da Mobilidade. O programa envolve áreas como Desenvolvimento Urbano, Transporte, Turismo, Segurança Pública, Meio Ambiente, Planejamento e de Assuntos para a Copa, além da Procuradoria Geral do Estado.
De acordo com Lipski, a preocupação atual é fazer com que todas as obras planejadas estejam prontas antes da Copa das Confederações. "Essa é uma ação de Estado e, portanto, não está restrita a uma única secretaria. Com este grupo de trabalho, esperamos que haja união dos órgãos públicos para que se possa dar celeridade aos projetos e fazer com que os prazos, com os quais nos comprometemos, sejam cumpridos".
O secretário-executivo do Conselho Revisor, Cícero Gonçalves de Oliveira, disse que o órgão acompanhará, mensalmente, o andamento das atividades preparatórias para a execução dos projetos. "A partir deste momento teremos mais uma ação, no conjunto das 94 principais obras do Governo do Estado", afirmou.
MOBILIDADE – O Paraná terá aproximadamente R$ 440 milhões para adequação viária em Curitiba e região. Do total, R$ 229,5 milhões serão financiados pelo governo federal à administração estadual, para construção de um corredor metropolitano, melhorias no acesso Avenida Marechal Floriano Peixoto – Aeroporto e Avenida das Torres – Aeroporto, e implantação de vias de integração radiais metropolitanas e de um sistema integrado de monitoramento do trânsito. A outra parte dos recursos será financiada à Prefeitura de Curitiba para melhorias nas vias da cidade.
O corredor metropolitano terá 60 metros de largura, com três pistas, uma delas exclusiva para o transporte coletivo, integrando os municípios de Colombo, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária. As vias de integração radiais vão interligar o corredor metropolitano às principais ruas e avenidas do centro de Curitiba.
"Hoje qualquer deslocamento que se faça em direção ou entre estes municípios passa, obrigatoriamente, por dentro de Curitiba. O que nós queremos é que o trânsito passe pelo entorno da cidade, dando maior fluidez e rapidez na locomoção", explica Lipski.
O secretário do Desenvolvimento Urbano lembra que, além da Copa, as obras terão condições de atender o trânsito na região metropolitana pelos próximos 30 anos. "Queremos deixar um grande legado para a população paranaense para que possa usufruir destas melhorias."