O Atlético-MG foi premiado pela insistência. Em uma partida em que criou chances de todas as maneiras, Galo se deu bem e derrotou o Vitória neste domingo, por 2 a 0, no Independência, pela 25ª rodada do Brasileirão. Diego Tardelli e Guilherme marcaram os gols da partida, evitando o lamento atleticano, especialmente porque o domínio foi amplo no segundo tempo.
Com o resultado, o time de Levir Culpi chegou a 43 pontos, recuperando o quarto lugar na classificação, que tinha sido "usurpado" pelo Fluminense no sábado. Já o Vitória continua na zona de rebaixamento, com 24 pontos. Na próxima rodada, o Galo visita o Criciúma, enquanto o Vitória recebe o Botafogo. Ambos os jogos ocorrerão no sábado, por causa do domingo de eleições.
No primeiro tempo, o jogo foi mais equilibrado. O Vitória teve coragem e não deixou que o controle da partida ficasse o tempo todo com o Galo. Apesar de ter corrido riscos e passado muitos sustos na defesa, especialmente pelo dinamismo imposto pelo toque de bola atleticano, o time baiano poderia até ter balançado a rede com Vinícius. Só que o atacante, mesmo tendo tirado Victor da jogada, mandou o chute para fora.
Leia mais:
Quanto é a premiação do Brasileiro? Campeão ganhará R$ 48,1 milhões
Filipe Luís evita holofotes e divide méritos em primeiro título no Flamengo
Quem pode deixar Palmeiras após esta temporada
Flamengo decide tirar Gabigol de jogo do Brasileiro para 'manter harmonia'
A falta de precisão se repetiu, em escala ainda maior, no ataque atleticano durante o primeiro tempo e em quase toda etapa final. Que o digam André e Guilherme. Ambos, ainda na etapa inicial, perderam lances preciosos, que poderiam ter dado uma cara menos dramática à partida.
Mas é preciso ressaltar o mérito do goleiro rubro-negro, Gatito Fernández. Ele fez várias defesas e tirou gol de tudo quanto foi jeito no massacre atleticano do segundo tempo. Mas como ele é humano, não deu para segurar o toque colocado de Diego Tardelli, já aos 40 minutos do segundo tempo. O atacante recebeu livre na área e mostrou o motivo de estar sendo lembrado por Dunga na Seleção Brasileira.
O gol premiou o bom trabalho de articulação ofensiva do Galo, que não tirou o pé do acelerador e ainda marcou mais um, com Guilherme, de cabeça, após uma jogada de Tardelli, confirmando a presença na zona de classificação à Copa Libertadores.