As histórias de Bayern de Munique e Borussia Dortmund na Liga dos Campeões da Europa se cruzaram duas vezes consecutivas antes do duelo decisivo, no próximo sábado, em Wembley. Os adversários, em contrapartida, tiveram trajetórias desiguais em termos de títulos e tradição.
Clube mais poderoso da Alemanha, o Bayern de Munique acumulou muito mais glórias. Foram quatro títulos (1974, 1975, 1976, 2001) em 29 participações. Números que o credenciam como um dos gigantes do futebol europeu.
Ao mesmo tempo em que se consolidou no continente com uma legião de craques do país e principais nomes da seleção alemã, o Bayern também enfrentou uma série decepções na "hora H". Foram cinco vice-campeonatos, um deles, na Allianz Arena, em plena Baviera (derrota para o Chelsea nos pênaltis).
Em 1996-97, o Borussia Dortmund venceria, pela primeira e única vez, a competição ao bater a Juventus por 3 a 1. Curiosamente, o duelo foi disputado no Estádio Olímpico, antiga casa do Bayern de Munique. Na ocasião, a Velha Senhora era favorita por conta de um elenco recheado de astros como Zidane e Del Piero no auge da carreira. Os alemães contavam com um time modesto, porém, ajustado e competitivo.
Leia mais:
Quanto é a premiação do Brasileiro? Campeão ganhará R$ 48,1 milhões
Filipe Luís evita holofotes e divide méritos em primeiro título no Flamengo
Quem pode deixar Palmeiras após esta temporada
Flamengo decide tirar Gabigol de jogo do Brasileiro para 'manter harmonia'
Na temporada seguinte, Borussia Dortmund e Bayern de Munique duelaram nas quartas de final. Depois de um 0 a 0 na Baviera, os aurinegros eliminaram os rivais com uma vitória por 1 a 0, gol do suíço Chapuisat, na prorrogação. O campeão seria eliminado pelo Real Madrid na semifinal.
Atingido por uma grave crise financeira, posteriormente, o Borussia Dortmund acumulou poucas e tímidas participações, sendo eliminado na fase de grupos ou até mesmo preliminares.
O time do Vale do Ruhr chega à décima participação na Champions recuperado do trauma do passado, quando quase foi à falência. Hoje, é um exemplo de como investir no "bom e barato".
Bayern de Munique
Números na Champions:
29 participações
274 jogos, 153 vitórias, 62 empates e 59 derrotas
4 títulos: 1974, 1975, 1976, 2001
Borussia Dortmund
Números na Champions:
10 partipações
95 jogos, 47 vitórias, 21 empates, 27 derrotas
1 título: 1997