O Brasil faturou o título do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade realizado no último final de semana em Curitiba, no Parque Náutico do Iguaçu, ganhando 44 medalhas. A segunda colocação ficou para o Chile, com 26 medalhas, seguido da Venezuela, com 16, e o Uruguai, com 20. A Bolívia não conseguiu nenhuma medalha e os atletas da Argentina não compareceram para disputar a competição devido a problemas financeiros. Os destaques paranaenses da competição foram Fábio Demarchi, Dênis Ferreira, Juliano Crai e Cláudio Júnior.
Nos mil metros das ds 6 provas de Canoa o Brasil levou apenas um ouro e prata em quatro delas. Já nas provas de caiaque, foi melhor e conseguiu ouro em todas as categorias. Na Canoa Sênior, Rogério Souza e Antônio Borges levaram o 2º lugar na C-2. Já na Caiaque Sênior, a dupla olímpica brasileira Sebastian Cuattrin e Guto Campos ganhou ouro em todas as provas que participaram.
Nos 500 metros o Brasil levou 12 medalhas de ouro: no K-1 Júnior com o paranaense Fábio Demarchi; no C-2 Sênior com Rogério Souza e Antônio Borges; no K-1 Sênior com Sebastian Cuattrin; no K-4 Cadete com Tiago/Rodrigo/ e os paranaenses Cláudio e Juliano; no K-2 Júnior Feminino com Ariela Pinto e Daniela Santos; no K-4 Júnior com Edson/David/Ricardo/William; na k-1 Sênior com Alessandra Pereira; na K-2 Sênior com Luís Almeida e Guto Campos; no K-2 Cadete com Juliano Crai e Rodrigo Sabino; no K-2 Júnior com Fábio Demarchi e David Pinheiro; no K-1 Júnior com Ariela Pinto; no K-4 Sênior com Cuattrin/Guto/Luís Fernando/Sczubski.
Leia mais:
Antes presa fácil, rival gerou pipoca em Neymar com ajuda de 'brasileiros'
Seleção terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em jogo contra Venezuela
Corinthians nas cabeças e Z4 diferente agitam tabela das últimas 10 rodadas
Felipe Anderson terá chance rara no Palmeiras após vaias e bronca de Abel
Nos 200 metros foram três de ouro: no K-1 Sênior com o paranaenseDenis Ferreira; no K-1 Sênior com Alessandra Pereira e no K-4 com Cuattrin/Guto/Szubski.