A partir de hoje, às 10h30, o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) dará a primeira largada para a temporada 2001 da Stock Car (Vectra V8), Stock Car Light (Ômega V6) e da segunda etapa da Fórmula Chevrolet A e B, que inicou ontem com a primeira competição.
Entre os favoritos ao título despontam Ingo Hoffmann, 11 vezes campeão; Paulo Gomes, quatro vezes; Chico Serra duas vezes; Xandy Negrão e Raul Boesel. Além deles outros 31 pilotos também entram na disputa do título. No ano passado o campeão foi o paulista Chico Serra, que venceu com um ponto a mais que Ingo Hoffmann.
Para este ano a novidade será o nivelamento dos motores. Todas as equipes receberam motores V8 em igualdade de condições, o que manterá a competitividade e dará chances iguais aos pilotos.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
Na opinião do paranense Raul Boesel, que volta a correr no Brasil depois de 20 anos, a sua equipe, a Sprint, pode fazer um bom papel. "Nas primeiras etapas vou me acostumar com o carro, mas em seguida estarei disputando as primeiras colocações", disse Boesel.
Apesar do otimismo, Boesel bateu seu carro no treino de quinta-feira, provocando o primeiro acidente da temporada.
Para o piloto Ingo Hoffmann, da Filipaper, as mudanças nos motores foram benéficas para a categoria. "Isso vai deixar a disputa equilibrada. Vamos ter que acertar o carro nos detalhes, que podem ser fundamentais para ganharmos as corridas", disse Hoffmann.
Sobre o autódromo de Pinhais, Hoffmann o considera um dos melhores, mas faz algumas observações. "O muro de concreto dos boxes é muito próximo da pista, mas isso pode ser solucionado", disse o campeão.
O piloto Paulo Gomes, com 52 anos e um dos mais antigos pilotos em atividade, acredita que nessa temporada pode surpreender. "Estamos com o carro bom e teremos condições de brigar pelo título da temporada", declarou Paulão, como é conhecido dentro do circuito do automobilismo.
Sobre seu carro, da equipe TRW, Paulão aposta em seu desempenho. "Com os motores iguais poderemos entrar em condições de equilíbrio", afirmou.
O piloto Xandy Negrão, da equipe A.Mattheis, também crê na conquista do título. Corredor experiente, Xandy afirma que a potência de seu carro será usada ao máximo para ganhar as corridas.
"Poderemos cuidar dos detalhes técnicos do carro, a suspensão, amortecedores, equilíbrio. É disso aí que precisamos para vancer o campeonato", afirmou.
Mesmo com todo o otimismo demonstrado pelos adversários, o bicampeão Chico Serra sabe que neste ano a disputa será mais acirrada. Apesar do ano passado ele ter vencido o campeonato por apenas um ponto à frente de Ingo Hoffmann, o equilíbrio nos motores promete uma temporada mais diíficil.
"Quem vai ganhar com isso é o torcedor, que terá um campeonato mais equilibrado durante o ano, pois as diferenças técnicas não serão muito gritantes", disse Serra.
Na Stock Car Light, que concorre com 25 pilotos; a largada está prevista para as 12h20, e na Fórmula Chevrolet A e B, às 13h30. Entre essas categorias a disputa promete ser acirrada tanto quanto na categoria principal, pois os motores também serão nivelados. No ano passado o campeão foi Rogério Motta, seguido de Sandro Tannuri e David Muffato.
O sistema de pontuação do campeonato prevê 20 pontos para o ganhador, 15 para o segundo colocado, 12 para o 3º, 10 para o 4º, 8 para o 5º. O sexto colocado ganha 6 pontos, o 7º mais 4 pontos; o 8º soma três pontos; o 9º dois pontos e por fim o 10º colocado soma apenas um ponto.