Depois de uma estreia desastrosa na Libertadores (perdeu para o chileno Huachipato em Porto Alegre), o Grêmio se reabilitou com sobras na segunda rodada e venceu com facilidade o Fluminense por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, no Engenhão. Para isso, contou com atuação destacada do recém-contratado atacante argentino Barcos, decisivo nos três gols.
Assim, o Grêmio pulou do último para o primeiro lugar do Grupo 8 da Libertadores. Tem melhor saldo de gols que os demais, todos com três pontos. Ainda nesta quarta-feira, o Caracas venceu fora de casa o Huachipato por 3 a 1 e também se reabilitou da derrota para o Fluminense na estreia.
Sem a mínima ideia de que sua equipe levaria "olé" do Grêmio, o técnico Abel Braga surpreendeu ao deixar os meias Deco e Thiago Neves entre os reservas. Escalou Wagner e Rafael Sóbis, que pararam na forte marcação gremista. O artilheiro Fred, isolado na frente, mal pegou na bola durante todo o jogo.
Leia mais:
Palmeiras bate o pé e jogo contra Atlético-GO terá duas torcidas
Gaviões avança em negociação para criar vaquinha que visa quitar arena do Corinthians
Times do Paranaense apostam em manutenção de treinadores para 2025
Marta fala que Copa no Brasil 'não é meta', mas se diz 'disposta a ajudar'
Pelo Fluminense, quem tentava alguma coisa era Wellington Nem, que não conseguiu, porém, produzir nada de muito proveitoso. Ele foi substituído no segundo tempo por Thiago Neves e a torcida "saudou" Abel Braga com gritos de "burro". Melhor para o Grêmio, que soube aproveitar as falhas do adversário e, com uma ótima atuação, venceu no Engenhão.
O Fluminense, tão limitado pela marcação gremista, só deu o primeiro chute a gol aos 38 minutos. Jean arriscou de fora da área e Dida defendeu sem muito esforço. Antes, o Grêmio já tinha chegado ao gol. Após cobrança de escanteio de Elano, Barcos e o lateral Bruno subiram lado a lado, diante do goleiro Diego Cavalieri. A bola tocou na cabeça do jogador do Fluminense e entrou. Barcos comemorou com tanto entusiasmo que iludiu até o árbitro Paulo Cesar de Oliveira - ele disse que atribuiria o gol ao atacante argentino.
A principal jogada do Grêmio era pelo lado esquerdo, com o lateral André Santos surgindo pelo setor para finalizar. Fez isso duas vezes no primeiro tempo e, em ambos os lances, Diego Cavalieri levou sorte vendo a bola passar rente à trave. Já na etapa final, André Santos, em impedimento, aproveitou rebote do goleiro do Fluminense em finalização de Barcos e fez 2 a 0.
Pouco depois, Barcos fez ótimo lançamento para o chileno Vargas, que chutou cruzado e fez seu primeiro gol pelo Grêmio. Ainda houve bola na trave de Elano e por pouco o Fluminense não deixou o Engenhão com um placar adverso maior ainda.