Pesquisar

Canais

Serviços

Oitavas de final

Liga dos Campeões retoma disputa com gigantes ameaçados

Folhapress
07 ago 2020 às 09:47
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

Interrompida em março por conta da pandemia do novo coronavírus, a Liga dos Campeões retoma sua disputa a partir desta sexta-feira (7) com os jogos restantes das oitavas de final da competição.


Juventus x Lyon, Manchester City x Real Madrid, Bayern de Munique x Chelsea e Barcelona x Napoli se enfrentam em busca das quatro vagas que faltam para definir os duelos da próxima fase.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já classificados, RB Leipzig, Atlético de Madrid, Atalanta e Paris Saint-Germain, que formam o outro lado da chave, buscam o primeiro título no torneio. Com apenas três jogos pela frente, a conquista da taça poderá ficar ainda mais palpável, uma vez que a possibilidade de eliminação de algumas potências europeias deixaria as quartas de final praticamente esvaziadas de grandes campeões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sul-Americana

Corinthians volta a jogar nesta terça e finalmente deve ter 'a cara do técnico'

Imagem de destaque
Negociação

Londrina EC apresenta proposta para alugar CT da SM Sports por dois anos

Imagem de destaque
Novorizontino

Palmeiras registra Rômulo no BID e tenta inscrição na Libertadores

Imagem de destaque
Polêmica

Casimiro rebate críticas de internauta por elogios a Neymar e depois pede desculpas


O Manchester City, apesar da diferença para o Liverpool na Premier League, terminou a liga nacional com bom rendimento em campo e chega para a reta final da Champions em alta. Os ingleses, que venceram o Real Madrid por 2 a 1 no primeiro jogo, na Espanha, recebem os espanhóis nesta sexta, em Manchester.

Publicidade


Já o Lyon, que assim como o City busca seu primeiro título, tem missão mais difícil. Apesar da vantagem por 1 a 0 construída no jogo de ida, na França, visita a Juventus em Turim logo após a confirmação do nono título italiano consecutivo para o clube.


Cristiano Ronaldo, apesar de não ter encerrado a liga como artilheiro, marcou 31 gols em 33 jogos. Desde a retomada da Serie A, anotou dez vezes em 11 duelos.

Publicidade


Se Manchester City e Lyon segurarem as vantagens construídas nos duelos de ida e confirmarem a classificação, tirariam do caminho 15 títulos de Champions entre Real (o maior campeão do torneio) e Juventus.


Sem essas conquistas somadas e independentemente do que ocorrer nos outros dois confrontos das oitavas, a competição teria sua fase de quartas de final com o menor número de taças reunidas nesta década.

Publicidade


Nas últimas dez edições, a Champions League com menos conquistas nas quartas de final foi a de 2009/2010, com 12 troféus, mas que estavam divididos entre quatro campeões: Bayern, Manchester United, Inter de Milão e Barcelona.


A edição seguinte, de 2010/2011, também concentrou um número de títulos inferior a 20. Foram 18 taças, novamente divididas entre quatro campeões, número inflado pela presença do Real Madrid, que na época tinha conquistado o torneio em nove oportunidades (venceria outras quatro edições) -Barcelona, Inter e Manchester United eram os outros campeões nas quartas de final.

Publicidade


No sábado (8), o Barcelona precisa apenas de uma vitória, em casa, para garantir um lugar nas quartas de final. No confronto de ida, na Itália, empatou em 1 a 1 com o Napoli.


Os catalães, porém, chegam para esta fase decisiva da Champons League pressionados pelos resultados ruins na temporada. Na volta de LaLiga após a interrupção causada pela pandemia, a equipe de Lionel Messi perdeu a liderança do campeonato e viu o Real Madrid conquistar o título.

Publicidade


Além do desempenho esportivo decepcionante, o time convive com o clima pesado do vestiário, onde não há uma boa relação entre os jogadores e a comissão técnica de Quique Setién, ameaçado no cargo.


Pentacampeão europeu, o Barcelona também poderia esvaziar em termos de títulos as quartas de final da Champions, abrindo caminho para o Napoli, que busca sua primeira taça.

Publicidade


Na outra partida de sábado, o Bayern de Munique tem diante do Chelsea o duelo mais cômodo entre os que disputam as oitavas de final. No jogo de ida, venceu os ingleses, em Londres, por 3 a 0.


Assim como o Barça, o clube bávaro também tem cinco títulos de Champions, além de outros cinco vice-campeonatos.


À espera do retorno da competição, os clubes das quartas de final que estão do outro lado da chave acompanharão com atenção a definição dos times que lhes farão companhia nesta fase.


O Paris Saint-Germain, que no último dia 3 celebrou o terceiro ano de Neymar no clube, é um dos que estão de olho em um caminho possivelmente mais tranquilo, e com menos camisas de peso, no sonho de levantar a taça europeia pela primeira vez.


Até porque, em razão da pandemia, a reta final da Champions será disputada com jogos únicos a partir das quartas de final. Ou seja, três partidas separam os classificados do título.

"Nós queremos conquistar o título da Champions League. Lutaremos por isso porque nunca estivemos tão perto [de conquistá-lo]", disse Neymar, campeão do torneio em 2014/2015 com o Barcelona.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade