Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Pan

Meligeni ganha o ouro em sua despedida do tênis

Redação - Folha de Londrina
10 ago 2003 às 17:37

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Meligeni ganha o ouro em sua despedida do tênis

Foi do jeito que Fernando Meligeni sonhou. Em sua despedida das quadras, no domingo, o brasileiro alcançou o inédito ouro pan-americano. Em uma final emocionante com o ex-número um do mundo Marcelo Ríos, do Chile, Fininho fez da raça e da disposição - características mais marcantes de sua carreira - o passaporte para um vitória por 2 sets a 1, de virada. As parciais foram de 5/7, 7/6 (8/6) e 7/6 (7/5).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A conquista fez o Brasil passar o México e assumir a quarta posição no quadro de medalhas do Pan de Santo Domingo, com 11 ouros, 21 pratas e 20 bronzes. Logo em seguida, o país garantiu mais uma insígnia dourada (a décima segunda) na classe snipe da vela, confirmando a ascensão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Antes presa fácil, rival gerou pipoca em Neymar com ajuda de 'brasileiros'

Imagem de destaque
Eliminatórias

Seleção terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em jogo contra Venezuela

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Corinthians nas cabeças e Z4 diferente agitam tabela das últimas 10 rodadas

Imagem de destaque
Em baixa

Felipe Anderson terá chance rara no Palmeiras após vaias e bronca de Abel


Diferentemente do que ficou comum ao longo de sua carreira, Meligeni não fez brincadeiras em quadra. Ficou concentrado do início ao fim da partida, que marcou o encerramento da carreira também para Ríos.

Publicidade


No segundo set, chegou a gritar com o chileno após marcar um ponto. Antes, o chileno estava comemorando com entusiasmo exagerado alguns lances.


Outro motivo que parece ter irritado Meligeni foi o fato de o rival ter pedido para que fosse retirada uma bandeira do Brasil, localizada atrás de seu local de descanso. Ríos teve seu pedido atendido, mas ouviu vaias dos torcedores que estavam nas arquibancadas.

Publicidade


Tudo isso parece ter dado forças ao brasileiro, que depois de perder o primeiro set por 7/5 estava em situação delicada no segundo. O chileno abriu vantagem no tie-break, mas depois de uma dupla falta do adversário, Meligeni foi para o saque e fechou em 7/6 (8/6).


No terceiro e decisivo set, Ríos deu sinais de cansaço, mas ainda assim deu trabalho para Fininho. Depois de desperdiçar um match point, o brasileiro salvou dois do adversário e levou a decisão mais uma vez para o tie-break. Acabou fechando a terceira parcial em 7/6 (7/5).

Publicidade


Carreira


Aos 32 anos, Meligeni deixa o tênis depois de 13 temporadas como profissional. Neste período, ganhou três torneios da ATP (Asssociação dos Tenistas Profissionais): Bastad-1995, Pinehurst-96 e Praga-98. Além disso, conquistou sete títulos em duplas.


Seu melhor momento foi em 1998, quando foi semifinalista de Roland Garros e chegou a figurar entre os 30 melhores do mundo.

Na Olimpíada de Atlanta-1996, Meligeni esteve perto de uma medalha, mas perdeu a disputa do bronze para o indiano Leander Paes.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade