Pesquisar

Canais

Serviços

BRASILEIRÃO 2020

Os caminhos de São Paulo, Atlético Mineiro e Flamengo rumo ao título do Brasileirão

Renata Fernandes
05 jan 2021 às 15:43
- Rubens Chiri/Divulgação
Publicidade
Publicidade

O futebol brasileiro está habituado a ter em janeiro um mês de pré-temporada, contratações, especulações e início dos campeonatos estaduais, mas neste ano será diferente. Por conta da pandemia, o Brasileirão 2020 atravessa 2021 e terá sua reta final até fevereiro, quando se encerra no dia 24/02.


Não é novidade ver o campeonato se estender até o ano seguinte – embora nunca pelos motivos desta temporada. Na realidade, é a 10ª vez que isso acontece na história, incluindo também a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. A última vez foi em 2000, quando Vasco e São Caetano decidiram a Copa João Havelange no dia 18 de janeiro por conta de um acidente em São Januário em 30 de dezembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na era dos pontos corridos, portanto, é a primeira vez. Embora o título esteja matematicamente aberto a muitos times, três deles parecem ser os principais postulantes à taça: São Paulo, Atlético/MG e Flamengo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Deixou escapar

Guardiola revela planos de se tornar presidente do Barcelona no futuro

Imagem de destaque
Após derrota

Explosão de Cássio surpreende Corinthians, e goleiro muda tom sobre futuro

Imagem de destaque
Fim da novela

Rojas consegue liberação do Corinthians na Fifa e reforça time de Messi

Imagem de destaque
Raphael Claus

Botafogo declara guerra a árbitro e pede afastamento enquanto durar CPI


São Paulo terá decisões no Morumbi

Publicidade


Rubens Chiri/Divulgação
Rubens Chiri/Divulgação


Líder do campeonato com boa vantagem sobre os demais, o São Paulo é quem está mais perto do título brasileiro, que seria o sétimo de sua história. No que depender dos matemáticos, o Tricolor Paulista é o grande favorito, com mais de 80% de chance. O mesmo acontece nas apostas: nas principais casas do país, o São Paulo tem um favoritismo na casa nos 60%.


Isso se dá não apenas pela vantagem na liderança, mas também pela consistência que o time de Fernando Diniz tem mostrado em todo o campeonato. Se mantiver o aproveitamento apresentado nas 27 primeiras rodadas, o Tricolor será o campeão.

Publicidade


Para isso, conta com um trunfo: o Morumbi. O time paulista é o único invicto jogando em casa, com 9 vitórias e 4 empates até aqui. O São Paulo terá jogos decisivos atuando em seu estádio, o que pode pesar a favor, apesar da ausência da torcida.


Uma dessas decisões do segundo turno já foi: vitória por 3 a 0 sobre o Galo no dia 16 de dezembro. O confronto contra o outro postulante pelo título, o Flamengo, será no dia 24 de fevereiro, também no Morumbi. Além disso, o Tricolor terá jogos vistos como cruciais em casa contra Santos (10/01), Internacional (20/01) e Palmeiras (06 ou 07/02). Se vencer os 4, será difícil tirar o título dos comandados de Fernando Diniz.

Publicidade


Para o restante da temporada, a equipe terá outro desafio: assimilar a eliminação para o Grêmio na Copa do Brasil e não deixar que ela tenha efeito negativo no elenco, que é muito jovem. Para isso, a experiência de Daniel Alves será fundamental. Multicampeão na Europa, ele busca seu primeiro título na volta ao Brasil.


Atlético Mineiro encara times que brigam contra o Z4

Publicidade


Divulgação/Facebook Atlético
Divulgação/Facebook Atlético


O Atlético Mineiro é o único que não terá confronto direto contra São Paulo ou Flamengo daqui pra frente. Dos seis primeiros colocados, o Galo só enfrentará Grêmio (20/01) e Palmeiras (24/02) na sequência do campeonato.


Pode-se dizer que o time do técnico Jorge Sampaoli terá a tabela mais "tranquila”, já que 7 de seus 11 adversários até o final da disputa estão brigando contra o rebaixamento. São eles: Bragantino (11/01), Atlético/GO (17/01), Vasco da Gama (24/01), Fortaleza (30/01), Goiás (06 ou 07/02), Bahia (17 ou 18/02) e Sport (20 ou 21/02).

Publicidade


Apesar de ser o time que mais somou pontos em casa, o desempenho como visitante preocupa a torcida. O Galo tem um aproveitamento de apenas 41% atuando longe de Belo Horizonte, com 7 derrotas em 13 partidas. A defesa levou 23 gols fora de casa, sendo pior apenas que os ameaçados Vasco, Coritiba e Bahia.


Internamente, o time mineiro vive troca de comando no futebol. O diretor Alexandre Mattos deixou o clube, dando lugar a Rodrigo Caetano. Ainda não se sabe se a troca terá algum efeito no elenco, mas vale a pena ficar de olho.

Publicidade


Flamengo tenta chegar vivo à "final”


Alexandre Vidal/Divulgação
Alexandre Vidal/Divulgação


A tabela do Campeonato Brasileiro reservou uma possível final no dia 24 de fevereiro, última rodada, com o duelo entre São Paulo e Flamengo no Morumbi. O jogo pode definir o campeão em um confronto direto, mas pra isso o rubro-negro precisa chegar com chances matemáticas.


O Flamengo terá a tabela mais difícil entre os postulantes ao título. Além do São Paulo, o time carioca enfrentará outros 6 times da metade de cima da classificação: Fluminense (06/01), Ceará (10/01), Palmeiras (21/01), Grêmio (28/01), Corinthians (17 ou 18/02) e Internacional (20 ou 21/02).


Em busca do bicampeonato, o time vem oscilando desde a chegada de Rogério Ceni, embora o desempenho no Brasileirão seja bastante positivo, com 4 vitórias em 6 jogos e um aproveitamento de 77%.


Além disso, os títulos conquistados em 2019 e 2020 criaram um "DNA vencedor” no time carioca que pode ser crucial – um fator que São Paulo e Atlético/MG não têm, pelo menos não nos últimos anos. É verdade que esse status foi abalado com as eliminações na Copa do Brasil e Copa Libertadores, mas o Flamengo ainda tem o time com mais jogadores com capacidade de decisão, como Bruno Henrique, Gabigol, Arrascaeta e Everton Ribeiro – embora os dois últimos não atravessem boa fase.


Correndo por fora
Com chances remotas de título aparecem Internacional, Grêmio e Palmeiras, mas é muito difícil que um dos três termine no topo. O Colorado vive uma instabilidade desde que o técnico Eduardo Coudet deixou o time para treinar o Celta de Vigo, em novembro. Apesar disso, são três vitórias seguidas que faz com que o time sonhe com um milagre.

Para Grêmio e Palmeiras, há outras competições em jogo e a tendência é que os times poupem forças no Brasileiro. Os dois decidem a Copa do Brasil em fevereiro, e o Verdão ainda segue vivo na Copa Libertadores, competição em que encara o River Plate na semifinal.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade