O beisebol brasileiro começa a fazer história. O quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo valeu uma vaga para o Campeonato Mundial, em outubro, em Cuba.
A única vez que o esporte havia conseguido este feito foi em 1972. A campanha do Brasil na capital dominicana foi de três vitórias e três derrotas. Em Winnipeg-99, a equipe brasileira não ganhou nenhum jogo e foi eliminada na fase classificatória.
A estréia nos Jogos foi contra o México e a falta de experiência do time brasileiro resultou na derrota por 11 a 6. No segundo jogo, nova derrota. Desta vez, o time não resistiu aos cubanos, uma das maiores potências mundiais, que venceram por 4 a 0.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
A primeira vitória brasileira veio contra o Panamá, com o placar de 4 a 3, e lhe rendeu uma vaga nas quartas-de-final. Na decisiva partida das quartas-de-final, o Brasil encarou os Estados Unidos, campeões dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, que lhes tiraram o sonho da medalha com um placar de 7 a 0.
No torneio de consolação, o Brasil venceu a Guatemala por 8 a 0 e, novamente, o Panamá por 3 a 2, terminando em quinto lugar. Segundo o chefe de equipe, o resultado é muito bom porque a maioria das equipes que participaram da competição são formadas por jogadores profissionais.
"Nossa equipe é amadora. Nossa meta agora é fazer uma equipe permanente para treinar por quatro anos e conseguir um bom resultado no Rio, em 2007. No fim do ano tem o pré-olímpico e vamos atrás dessa vaga para Atenas", completou Ricardo Iguchi.