Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Disputa

Time que inicia penalidades leva vantagem, diz estudo

Redação Bonde
16 dez 2010 às 22:30

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Conforme uma pesquisa realizada pela London School of Economics and Political Science (LSE) informou que a disputa das penalidades na decisão de um torneio dão vantagem psicológica à equipe que inicia as cobranças.

Em entrevista à 'American Economic Review', um dos co-autores do projeto, Ignacio Palacios-Huerta, revelou que um dos momentos mais importantes da decisão não é mostrado pela televisão. "A maior parte das redes de televisão fazem um intervalo publicitário no momento em que a moeda é lançada para decidir qual equipe cobrará primeiro. Mas nossos pesquisadores mostram que isso pode ser o momento decisivo após uma partida empatada", argumentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A moeda dá uma vantagem de 20% à equipe que cobra primeiro. A pressão psicológica ligada ao fato de cobrar depois afeta claramente o desempenho da equipe que perde no cara ou coroa", complementou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Conselho investiga acordo com antiga empresa de segurança do Corinthians

Imagem de destaque
Lucas Ronier

Santos tenta, mas não consegue avançar por destaque do Coritiba

Imagem de destaque
Angra

Justiça mantém bloqueio de R$ 99 mil nas contas de Ronaldo Fenômeno por dívida em sua ilha no Rio

Imagem de destaque
Novo presidente

Quais figuras da política do Flamengo renascem na vitória de Bap


Para chegarem a conclusão, foram estudados 2.820 penalidades – jogos nacionais e internacionais – entre 1970 e 2000 e 60% dos casos, as agremiações que iniciaram as cobranças venceram seus duelos. Além disso, a pesquisa entrevistou 240 jogadores e treinadores profissionais e amadores e a maioria ratificaram que preferiam cobrar primeiro, explicando que queriam aumentar a pressão sobre o adversário.


MUDANÇA
Os autores da pesquisa sugeriram que a cobrança de penalidade fosse banida do futebol. Para Palacios-Huerta, deveriam adotar um sistema de "tie-break" inspirado no tênis, no qual os jogadores podem cobrar duas vezes seguidas.

"Isso reduziria muito a vantagem psicológica que beneficia o 'primeiro cobrador', já que a segunda equipe não ficaria tão pressionada. Não apenas seria mais justo, mas seria muito mais interessante para os torcedores neutros", explicou.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade