A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético Paranaense, na noite de sábado, em Cariacica (ES), levou o Flamengo a "dormir" na liderança do Campeonato Brasileiro, mas o técnico Zé Ricardo não quer saber de euforia. O treinador destacou que nesse momento o mais importante é se manter próximo dos primeiros colocados, adotando o discurso de dar um passo de cada vez, e também ressaltou que o seu time está em evolução.
"Nossa preocupação é jogo a jogo. Há cinco rodadas a diferença para o líder era de oito pontos. Tiramos para cinco, depois para três e, em seguida, para dois. Com a vitória hoje, o pior que pode acontecer é manter essa diferença. É importante a gente estar no bolo de clubes na parte de cima da tabela. Ainda temos muito a crescer e a evoluir. A equipe vem mostrando isso. Estamos há seis partidas sem perder. O grupo está muito unido e comprometido. Então só posso acreditar que ainda vamos crescer bastante na competição", afirmou.
Zé Ricardo apontou que o time teve atuação segura diante de um adversário direto na luta pelas primeiras posições, elogiando a segurança exibida pelo sistema defensivo.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
"A gente vem fazendo jogos mais consistentes, com equilíbrio defensivo, sofrendo menos. Conseguimos fazer do jeito que queríamos, com a marcação um pouco mais adiantada. Isso facilita a defesa. Toda a equipe está de parabéns. Quanto mais gerar comportamento através disso, acho que podemos conseguir os resultados", disse.
Inicialmente apontado como técnico interino do Flamengo, Zé Ricardo, que treinava o time de juniores do clube, acabou sendo efetivado no cargo. Com o bom momento do time, ele revelou que tem precisado lidar com a pressão do maior desafio da sua carreira, admitindo que se emocionou com o triunfo de sábado.
"Não consigo desvincular da condição humana do atleta. Se o cara se sente bem como ser humano, vai render mais como atleta. Saio satisfeito. No final do jogo fiquei um pouco emocionado. São dois meses de trabalho. É uma pressão muito grande trabalhar num clube enorme como o Flamengo, mas também um orgulho enorme. Sinto que tenho a confiança do grupo e da diretoria", comentou.
Com 34 pontos, o Flamengo assumiu a liderança provisória do Brasileirão, mas neste domingo pode ser ultrapassado por Santos e Palmeiras. O time volta a jogar no próximo sábado, quando vai encarar o Sport, na Ilha do Retiro, pela 20ª rodada.