O próximo torneio olímpico de basquete nos Jogos do Rio, em 2016, será disputado sem restrição de idade. A garantia é do secretário-geral da Federação Internacional de Basquete (Fiba), Patrick Baumann, que disse neste sábado não acreditar que a ideia do esporte ser disputado por jogador com até 23 anos seja proposta e entre em vigor na próxima Olimpíada.
"Eu acho que seria provavelmente prematuro fazer qualquer mudança agora no programa olímpico, como uma ideia sobre a idade", disse o dirigente neste sábado, refutando o desejo dos organizadores da NBA, que sugeriram anteriormente a adoção do mesmo sistema do futebol masculino, que utiliza apenas jogadores com até 23 anos, além de outros três veteranos.
Uma possível mudança poderia enfraquecer o basquete na Olimpíada e diminuir o interesse do basquete, que ficaria sem os seus principais astros. LeBron James, por exemplo, já adiantou que não jogará com os Estados Unidos no Rio se a limitação de idade fosse adotada, o que, agora, parece ser improvável.