Após a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, a seleção brasileira masculina de vôlei aposta na renovação no início da Liga Mundial 2009. Nas duas primeiras partidas da competição, às 10 horas de sábado e domingo contra a Polônia no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, estarão no grupo apenas três atletas que integraram o time vice-campeão olímpico: o líbero Serginho, o levantador Bruno e o ponta Murilo.
Para o técnico Bernardinho, o mais importante neste momento é ter tranquilidade para construir uma nova equipe vencedora. "Repetir todas as conquistas da geração anterior é algo surreal e utópico, mas é claro que buscaremos novas conquistas", declarou.
O treinador, que assumiu o Brasil em 2001 e já faturou seis vezes a Liga Mundial, acredita que o espírito de grupo continuará sendo essencial. "Na geração passada, encontramos uma boa engrenagem, e poucos jogadores tiveram sucesso fora daquele time. E é isso que temos que achar novamente", destacou.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Segundo ele, neste início de ciclo a seleção sentirá principalmente a ausência de experiência em uma posição chave: o levantador. "O Bruno é novo e o Marlon, apesar de ser experiente, ainda tem pouca rodagem internacional. E quem entrar irá herdar um legado de grandes jogadores", afirmou, lembrando as passagens de Maurício, Ricardinho e Marcelinho pela equipe nos anos anteriores.
"A cada ano que passa cresce a minha responsabilidade na seleção, mas sinto neste grupo a mesma vontade de vencer do anterior, e isso é excelente para iniciar um novo ciclo", disse Bruno.
Para a estreia contra a Polônia, além de Serginho, Bruno e Murilo, a base do time que estará em quadra deve ser formada por Eder, Lucas, Sidão (meios-de-rede), Thiago Soares, João Paulo Tavares (pontas) e Rivaldo (oposto). O ponta Giba e o meio-de-rede Rodrigão, campeões olímpicos em Atenas e prata em Pequim, devem se integrar ao grupo nas próximas rodadas da liga Mundial.