2012

Confirmada a contratação de 520 técnicos para Emater

11 abr 2012 às 18:13

A implantação do Programa de Demissão Incentivada (PDI) no Instituto Paranaense de Assistência Técnica (Emater-PR) irá propiciar a contratação de 520 técnicos agrícolas (agrônomos e veterinários) ainda este ano. A informação foi dada pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, em entrevista exclusiva nesta quarta-feira (11), em visita ao estande da Folha de Londrina na ExpoLondrina.

Segundo Norberto, um levantamento realizado pela Emater apontou que dos 1.226 funcionários do quadro de pessoal de hoje, 300 estão em condições de aderir ao PDI. "Com a saída destes profissionais aposentados que continuam na ativa será possível a contratação de 520 técnicos, sem que haja aumento da folha de pagamento, devido a redução de altos salários", explicou o secretário.


Mesmo com a contratação de 120 funcionários a mais, a Emater que deveria ter um quadro com 1.600 funcionários permanecerá com uma defasagem de 354 profissionais.


Norberto enfatizou que a mudança se faz necessária porque o quadro de funcionários da Emater envelheceu. Segundo ele, hoje a média de idade dos funcionários é de 55 anos. "Precisamos oxigenar a empresa como acontece com qualquer uma, senão ela pode ir à falência", frisou. De acordo com ele, a mudança se dará com o repasse dos conhecimentos. "Primeiro vamos contratar, passar a área para o contratado para depois haver a saída pelo PDI".

Atualmente, o Instituto possui 1.226 funcionários, sendo 1.046 prestando serviços diretamente no campo. De acordo com Richard Golba, diretor financeiro da Emater, interinamente na presidência, além dos funcionários de carreira, o Instituto conta ainda com 201 funcionários cedidos por prefeituras.


Continue lendo