Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na Via Rural

Embrapa apresenta tecnologias na Expo

Redação Bonde
03 abr 2012 às 13:46
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina apresentando tecnologias que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade da produção brasileira. Quem visitar a Fazendinha da Emater – Via Rural poderá conferir, na estação do Projeto Grãos, informações sobre Manejo Integrado de Pragas na cultura da soja (MIP-Soja) e sobre como evitar perdas na colheita de soja.

"Este ano a proposta da Embrapa é mostrar como a pesquisa e extensão atuam em conjunto para transferir tecnologias aos produtores. A parceria com a Emater é fundamental para fazer com que os resultados da pesquisa sejam aplicados e garantam a sustentabilidade da produção brasileira", ressalta o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Soja, Amélio Dall’Agnol. "A Exposição de Londrina é uma oportunidade para mostrarmos para a comunidade os resultados das nossas pesquisas", complementa Amélio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para demonstrar esta integração entre a pesquisa e a extensão rural, além de informações técnicas sobre o MIP-Soja e perdas na colheita, serão apresentados osprojetos realizados pela Emater para difundir as práticas preconizadas pela Embrapa, como o MIP-Paraná e o Concurso de Perdas na Colheita. "Nesta safra, a Ematerinstalou cerca de 50 unidades demonstrativas e de referência no Paraná com a aplicação das tecnologias do MIP. Vamos mostrar que o produtor pode produzir a mesma coisa, gastando menos e sem causar danos para o meio ambiente", explica Nelson Harger, coordenador do Projeto Grãos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepara!

Ingressos para ExpoLondrina 2018 começam a ser vendidos em 1º de março

Imagem de destaque
53ª edição

ExpoLondrina começa com anúncio de investimentos

Imagem de destaque
Encontro nesta sexta

Prefeitos debatem agricultura na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Bovinos de corte e equinos

ExpoLondrina tem 4 leilões de animais neste fim de semana

Os visitantes também poderão conferir mostruários com diversas espécies de percevejos vivos em diferentes fases, além dos danos causados nos grãos por estas pragas da soja. Também serão apresentadas plantas de soja com lagartas e percevejos em gaiolas de acrílico. Além disto, será demonstrada a tecnologia do copo medidor para a quantificação das perdas na colheita. "O objetivo é mostrar à população, de uma maneira simples e didática, como as tecnologias preconizadas pela Embrapa colaboram com o sistema produtivo da soja", destaca Divania de Lima, pesquisadora da Embrapa Soja.

Publicidade

Saiba mais sobre as tecnologias:

MIP-Soja: reúne um conjunto de técnicas de manejo - principalmente para lagartas e percevejos - que baseia-se em amostragem periódica dos insetos nas lavouras com a utilização de pano de batida; definição da necessidade ou não de aplicação de inseticidas e, se necessário, a utilização de produtos selecionados para oferecer menor impacto ambiental.

Perdas na colheita de soja: a Embrapa Soja desenvolveu uma metodologia de aferição das perdas de grãos na colheita mecanizada por meio de um copo medidor, na década de 80, que foi sendo modificada e adaptada de acordo com o desenvolvimento e o aprimoramento das técnicas de cultivo e dos equipamentos colhedores. O uso do copo medidor permite quantificar a operação de colheita mecanizada da soja, mantendo as perdas de grãos em níveis referenciais de tolerância de uma saca por hectare.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade