Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Encontro do café enfatiza importância da qualidade

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 abr 2012 às 19:06
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Incentivos do governo do Estado, suporte da assistência técnica e apoio para a comercialização foram citados durante o 20º Encontro Estadual do Café como medidas de motivação para os produtores. O evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 11, dentro da programação da 52ª ExpoLondrina.

A busca pela qualidade é considerada hoje a principal ferramenta para garantir produtividade e rentabilidade da cultura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O grande momento do encontro, que reuniu cerca de 700 cafeicultores, foi o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2012, classificatório à etapa nacional. Este ano, os cafeicultores têm um estímulo a mais para participar do certame. O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que além de investimentos no café, o governo vai adquirir os lotes dos cinco primeiros colocados no concurso, pagando o valor da BM&F mais 25%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepara!

Ingressos para ExpoLondrina 2018 começam a ser vendidos em 1º de março

Imagem de destaque
53ª edição

ExpoLondrina começa com anúncio de investimentos

Imagem de destaque
Encontro nesta sexta

Prefeitos debatem agricultura na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Bovinos de corte e equinos

ExpoLondrina tem 4 leilões de animais neste fim de semana


Os vencedores do concurso, em sua 10ª edição, serão conhecidos na final, programada para o dia 31 de outubro, em Siqueira Campos. O prefeito, Luiz Antonio Liechocki, promete um grande evento. "Vamos transformar Siqueira Campos na capital paranaense do café", diz. Segundo ele, 540 produtores se dedicam ao café no município, que foi a "porta de entrada" da cultura no Estado. Liechocki afirma que os cafeicultores recebem apoio do município, que disponibiliza secadores comunitários e maquinários.

Publicidade


Mercado


Técnicos, autoridades e palestrantes defenderam atenção especial à qualidade como único meio de o café paranaense competir no mercado. "O produtor precisa ter condições de obter um produto com características que lhe permitam vendê-lo bem", disse o secretário de Agricultura e Abastecimento.

Publicidade


Segundo ele, a cultura exige o cuidado com o tratamento do solo, utilizando técnicas como adubação e calagem. "O uso da tecnologia é indispensável", afirmou, ressaltando também a importância da capacitação de produtores e da assistência técnica.
O secretário afirmou que investimentos e dedicação vão permitir um aumento na produtividade dos cafezais das atuais 27 sacas beneficiadas por hectares para mais de 40 sacas.


Segundo Ortigara, o agricultor deve ser orientado a avançar sem aumentar custos de produção. "O cuidado com o solo, a colheita no ponto certo e o trato do fruto são determinantes para alcançar a qualidade", afirma. Ele garantiu que o governo do Estado vai disponibilizar recursos para apoiar os cafeicultores.

Publicidade


Crises


Tecnologia é palavra chave para o êxito na atividade, segundo o técnico Cilésio Abel Demoner, coordenador do Projeto Café Emater. Ele foi responsável pela palestra "Diagnóstico e encaminhamentos para o manejo da fertilidade dos cafezais do Paraná".
Segundo Demoner, a cafeicultura está saindo da quinta crise mundial, que persistiu de 2000 a 2010 e foi a mais longa da cultura, quando os preços não cobriam os custos de produção. "A crise mostrou que o produtor deve ter uma média de 30 sacas de café beneficiado para ter equilíbrio na atividade", disse.

Para o presidente da SRP, Gustavo Andrade e Lopes, a longevidade do Encontro do Café demonstra a persistência e determinação do cafeicultor.
"O evento é importante porque a realidade está mudando e os agricultores precisam fazer os ajustes", diz. "A cafeicultura, origem da existência e da produção agrícola, não pode ser apenas uma lembrança de museu", enfatiza, ao defender investimentos que vêm sendo feitos pelo governo, por meio da Emater e Iapar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade