Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Especialista em animais

'Tião' fotografa eventos da ExpoLondrina há 38 anos

Marilayde Costa - Redação Bonde
13 abr 2012 às 19:27
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sebastião Pereira Filho, 59, mais conhecido por "Tião", é o fotógrafo que cobre a ExpoLondrina há mais tempo. Dos últimos 38 anos, apenas dois anos ele não pode cobrir a feira, nos todos os demais participou registrando todos os lances. Até que se especializou em fotografia técnica de animais e hoje consegue faturar de R$ 20 a R$ 30 mil por mês, faturamento que, segundo ele, somente profissionais tops da área conseguem tirar.

Dentre as histórias que vivenciou, a mais pitoresca que lembra ocorreu em um show do Chacrinha. Tião disse que quando estava em cima do palco para fotografar, devidamente autorizado, frisa ele, viu que o apresentador Chacrinha não gostou e foi em sua direção como se fosse agredi-lo. Com medo, ele saiu correndo e como estava muito apertado e todas as autoridades também estavam na no fundo do palco, ele fugiu passando por baixo da cadeira do então prefeito na época, Wilson Moreira. Só depois veio saber que o Chacrinha Velho Guerreiro não gostava de fotógrafos no palco quando estava fazendo seu show. " Até hoje o pessoal tira sarro por causa desse episódio", lembra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre tantos cliques de sua carreira, um deles lhe rendeu notoriedade no Brasil e até hoje é comentada por profissionais da área. A foto foi tirada em 1984 em um Campeonato Brasileiro de Apartação. "A imagem mostra todos os elementos do evento, o peão, o cavalo, a plateia e o bezerro. Nela pode-se ver a musculatura e as narinas do cavalo em ação, a poeira levantando, o bezerro acuado, tentando voltar para o rebanho. Na época, cheguei a fazer 40 painéis desta foto para criadores".

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepara!

Ingressos para ExpoLondrina 2018 começam a ser vendidos em 1º de março

Imagem de destaque
53ª edição

ExpoLondrina começa com anúncio de investimentos

Imagem de destaque
Encontro nesta sexta

Prefeitos debatem agricultura na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Bovinos de corte e equinos

ExpoLondrina tem 4 leilões de animais neste fim de semana


Ele confidencia que hoje o mercado é bastante fechado. Aos que estão inciando, recomenda "persistência e sincronia com o tratador de animal", sem os quais fica difícil conseguir uma boa imagem nesta área. Ele também dá uma dica: depois do nelore, o melhor mercado é o de cavalos e de ovinos.

Atualmente, Tião mora em Curitiba e sua principal renda vem de contratos com agências de publicidade nas produções fotográficas para catálogos de leilões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade