Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Para Emater, Londrina precisa de plano para a agricultura

Bruna Quintanilha - Redação Bonde
05 abr 2013 às 20:48
O gerente regional da Emater, Sérgio Luiz Carneiro, na ExpoLondrina - Gustavo Carneiro/Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Políticas públicas para a agricultura e a situação do meio rural de Londrina e região foram temas de um encontro entre prefeitos vinculados à Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e da Emater, nesta sexta-feira (5), na Exposição Agropecuária de Londrina.

Em entrevista ao Bonde, o gerente regional da Emater, Sérgio Luiz Carneiro, afirmou que a prefeitura de Londrina precisa urgentemente organizar um plano para a área rural. "Precisamos urgentemente sentar com a prefeitura e formular um plano de desenvolvimento rural".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ele, Londrina é exemplo de um problema típico que envolve os meios rurais, a pobreza. "Londrina tem uma área rural grande, com vários distritos que necessitam de melhorias". Além disso, segundo ele, a cidade precisa de um amplo trabalho de adequação de solo, adequação de estradas rurais e apoio à produção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Repetindo 2012

Magno Alves vence etapa do PBR em Londrina

Imagem de destaque
ExpoLondrina 2013

Supersafra impulsiona vendas de máquinas agrícolas

Imagem de destaque
Neste domingo

Confira a programação do último dia da ExpoLondrina

Imagem de destaque
Crescimento de até 30%

Comerciantes comemoram aumento nas vendas na ExpoLondrina


A indefinição na Secretaria Municipal de Agricultura, também foi lembrada pelo gerente regional. Desde dezembro, quando o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD) anunciou o secretariado municipal, a cidade aguarda uma concessão do Governo Federal para a pasta da Agricultura. Isso porque Decio Luiz Gazzoni, nome indicado pelo prefeito, é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "Hoje a secretaria não tem uma definição clara e isso pode pesar no momento de definir o orçamento para a agricultura".

Publicidade


Bem-estar no meio rural


Para Carneiro, o evento com os prefeitos foi muito positivo devido a diversidade das propostas apresentadas. Além das potencialidades, os principais problemas da área rural, ligados à degradação do meio ambiente e à pobreza foram temas de destaque. "O que mais nos surpreendeu foi a riqueza com que as prefeituras olham para o meio rural, com toda a diversidade que ele merece." As propostas contemplavam a melhoria na qualidade de vida na área rural, melhoria da agro industrialização, turismo rural e inclusão social.

Os temas debatidos foram apresentados pelas próprias prefeituras durante visitas feitas pela Emater, que depois tabulou e apresentou para todos os prefeitos presentes como um documento único. "A partir disso os municípios podem se organizar junto às secretarias e conselhos para definir de vez o plano de ação para os próximos quatro anos". Carneiro alertou ainda para a importância das ações integradas entre os municípios na região.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade