Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na ExpoLondrina

Produtor quer prótese para bezerra que nasceu com três patas

Lucas Emanuel Andrade - Redação Bonde
04 abr 2014 às 18:21
- Liz Sayuri/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O produtor de leite Gilberto Bernini quer usar a ExpoLondrina 2014 como vitrine para a bezerra Talismã. O animal da raça girolanda, de apenas 5 meses, tem apenas três patas, pois nasceu com má-formação em um dos membros dianteiros.

Betão Bernini, como prefere ser chamado, expõe Talismã no Pavilhão América Ugolini tentando sensibilizar pesquisadores. O objetivo é doar o animal para estudos. "Quero que alguma universidade se interesse e providencie uma prótese para ela", reivindica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o produtor, a bezerra pode chegar a 600 quilos e produzir 50 quilos de leite por dia. "Hoje ela está com mais de 100 quilos, e tem dificuldade para caminhar. Não posso cuidar dela sabendo que sua estrutura não vai suportar o peso do corpo", lamenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conscientização

Estande da Sanepar na ExpoLondrina recebeu mais de 30 mil visitantes

Imagem de destaque
Campeão!

Douglas Ferreira vence etapa do PBR na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Balanço parcial

ExpoLondrina 2014: bilheterias de shows crescem 35%

Imagem de destaque
Confira!

Final de semana tem competições de cavalos na ExpoLondrina


A bezerra Talismã, segundo ele, leva uma vida normal na Fazenda Rancho da Mata, em Grande Rios. "Ela é o xodó da fazenda, todo mundo gosta dela".


Betão Bernini trabalha com inseminação artificial de vacas girolandas. Ele revela que com 30 anos de experiência é a primeira vez que vê uma bezerra com a característica de Talismã. "Falaram em sacrificar, mas a gente pega carinho, quero dar uma vida à ela. É um animal saudável, não sei o que vai acontecer".

O produtor reforça o apelo para pesquisadores. "Na universidade poderiam acompanhar o desenvolvimento dela, seria uma boa experiência de apresentar alguma inovação e criar uma prótese para vacas", sugere.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade