Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Venda liberada

Começa a temporada de pinhão no Paraná; confira 12 receitas com a semente

Redação Bonde
01 abr 2016 às 15:30
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Poucos alimentos combinam tão bem com o inverno quanto o pinhão. Símbolo do Paraná, essa semente serve como ingrediente para a elaboração de apetitosos pratos, sejam doces ou salgados.

Uma das vantagens do pinhão é que pode ser cozido tanto em água como em calor seco, em fogueiras ou na brasa. De modo artesanal, é possível fazer até mesmo a farinha de pinhão, e utilizá-la em bolos, pães ou tortas. In natura, a semente pode ser usada de muitas formas, dando sabor especial à saladas, cremes, risotos, ensopados e doces.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Safra

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Entre os meses de abril a julho, com a chegada do frio e as festas juninas, é tradicional o consumo de pinhão no Paraná. Neste período, a venda da semente é liberada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Antes disso, as sementes das araucárias ainda não estão maduras e também não caíram do pé de forma natural. O pinhão só pode ser recolhido e comercializado se for encontrado dessa forma, no chão, e se não estiver verde, segundo orientação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Publicidade


Neste ano, a colheita e comércio de pinhão maduro estão permitidas desde o início do desse mês.


A portaria do IAP proíbe também, independente da data, a comercialização das pinhas verdes, quando o pinhão apresenta a cor esbranquiçada e alto teor de umidade. "Nesse estado, o pinhão apresenta alta concentração de água e pode conter fungos, causando problemas a saúde, além da baixa qualidade da semente", explicou o chefe do Departamento de Fiscalização do IAP, Ivo Good.

Publicidade


Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas no link "Fale Conosco" no site do IAP, diretamente nos escritórios regionais do Instituto ou junto à Polícia Ambiental.


Fruto ou semente?

Publicidade


Na verdade, o fruto do pinheiro é a pinha, onde são encontras as semente, isto é, os pinhões. A araucária apresenta suas flores com sexos separados em árvores diferentes e suas sementes são produzidas pela árvore do sexo feminino.


Esta semente foi a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas do sul do Brasil. Muitos animais também se alimentam dela, sendo os responsáveis pela plantação dos pinheirais. A cotia, o esquilo (serelepe) e a gralha azul costumam carregar os pinhões a grandes distâncias e enterrá-los no solo. Passado algum tempo as sementes acabam "esquecidas" e geram novas árvores.

Publicidade


A espécie não era encontrada apenas em Curitiba e região metropolitana. O Estado do Paraná, no século passado, era coberto por matas de araucárias, numa área total de 80 mil quilômetros quadrados. Atualmente esta área esta reduzida a apenas 4% da cobertura original, e a região de maior ocorrência de araucárias é a Centro-Sul.


A araucária apresenta madeira de cor branca, muito resistente e valorizada comercialmente. Devido à qualidade excepcional dessa madeira, a espécie foi largamente explorada por madeireiros. No entanto, devido à proteção ambiental, estas florestas começam a ser novamente formadas. O Paraná foi um dos primeiros Estados a ter lei própria para proteger as florestas de araucárias.

Publicidade


Vitaminado


Apesar de ser rica em amidos, o que a torna bastante calórico (cada 100 g de pinhão cozido tem em média 195 calorias), a semente contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. A vitamina B1 ou tiamina vem sendo muito estudada pelos especialistas, pois além de atuar na produção de energia, auxilia na oxigenação do cérebro e o funcionamento do sistema nervoso, podendo ajudar nas funções relacionadas com memória e cognição. O pinhão é uma das melhores fontes de tiamina.


Receitas


Para você aproveitar a época de safra, e tirar o melhor proveito dessa semente tão saborosa, selecionamos 12 receitas – seis doces e seis salgadas. De sopa à sobremesa, veja na galeria como combinar o pinhão com os dias mais frios do ano!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade