Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vitaminada

Da casca à semente, da abóbora nada se perde

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
A abóbora madura rende bolos, doces cremosos, cristalizados, em conserva e compotas - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Hoje em dia é possível comprar qualquer produto em qualquer época do ano porque o comércio busca alimentos de todas as regiões do País e até de fora do Brasil. Além disso, as novas tecnologias no campo permitem aprimoramentos e produção de frutas, legumes e verduras mesmo em condições adversas.

No entanto, o período no qual o produto tem maior produção, ainda é um fator importante para o consumidor escolher o que consumir com preços melhores e alimentos mais saborosos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta mês, entre os produtos pesquisados pela equipe do Bonde, o destaque é a abóbora madura. A época em que o produto é mais abundante vai de fevereiro a abril, com pausa em maio, e aumento da oferta entre junho e setembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Saiba mais

Publicidade


Cultivadas em todo o mundo, as abóboras fornecem polpa e sementes comestíveis. Na região Nordeste do Brasil o vegetal é conhecido como jerimum. Como todos os vegetais de pigmentação alaranjada, as abóboras são ricas em beta-caroteno, vitamina C e apresentam pouquíssima gordura e muitas fibras. Têm também alto teor de óleo vegetal insaturado (fonte de vitamina E), são ricas em fósforo, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Como as abóboras absorvem água, perdem alguns nutrientes e calorias por peso quando fervidas.


Aproveitamento total

Publicidade


A abóbora, dependendo da variedade, pode ser armazenada por até por seis meses. O melhor é guardá-las em lugares claros, ventilados e sem umidade. Os ambientes quentes ou frios são os menos indicados, o excesso de calor gelatiniza parte do amido da abóbora, diminuindo sua durabilidade.


As abóboras são grandes e de difícil manipulação. Para facilitar o seu manuseio, o melhor parti-las em pedaços, eliminar as sementes e a parte fibrosa. Por último, retirar a casca e colocá-las em saco plástico próprio para alimentos, por até dois dias na geladeira ou até quatro meses no congelador.

Da abóbora, utiliza-se a polpa, as flores, os brotos (conhecido como cambuquira) e as sementes. Com a polpa pode-se preparar refogados, purês, cremes, suflês, pães, sopas, recheios de tortas, quiches e nhoque. Sem falar nos bolos, doces cremosos, em conserva, compotas e os cristalizados. As flores da abóbora são muito apreciadas, principalmente na Itália. Possuem um delicado aroma e ficam maravilhosas depois de empanadas e fritas, em suflês, em risotos, em ensopados de peixes e frutos do mar e recheadas. Os brotos da aboboreira (cambuquira) são comuns no interior de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Por último, têm-se as nutritivas sementes que depois de torradas tornam-se um excelente aperitivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade