Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Made in Brazil'

É tempo de jabuticaba, a mais 'gostosa' das brasileiras!

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Elas são roxas ou negras, suculentas, deliciosas e fazem a alegria de adultos e crianças entre os meses de setembro e janeiro. Isso mesmo, é tempo de jabuticaba! Natural do Brasil, a frutinha é tão apreciada por aqui que chegou a ser tema da obra de Monteiro Lobato, "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", ganhando inclusive trilha sonora. Quem não se lembra da música de diz "Olha a preta de caroço branco que a mão do moleque arranca no toque. O que bate na boca que a jaboticaba faz ploquet pluft nhoque, ploquet pluft nhoque!"

Todas as jabuticabeiras são árvores nativas do Brasil e, até hoje, podem ser encontradas espontâneas na maior parte do país. São, no entanto, mais freqüentes em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Paraná. Tempos atrás, provavelmente, as jabuticabeiras vegetavam nas áreas que margeavam os rios e córregos da região Sudeste, dando formação a extensas capoeiras e matas repletas pela árvore, tendo se expandido tanto naturalmente como através do cultivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desde sempre, quando o homem aprendeu a cultivá-la e a saborear seus frutos, a jabuticabeira é árvore obrigatória em qualquer pomar ou quintal. Nas fazendas do sul de Minas Gerais e de São Paulo foi bastante freqüente o costume de se manterem extensos pomares formados, exclusivamente, por diferentes variedades de jabuticabeiras: verdadeiros jabuticabuis que, sem qualquer pretensão comercial, proviam de seus deliciosos frutos as afortunadas famílias e a comunidade de seus agregados.

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Apesar de todas as suas qualidades, do sabor tão apreciado e da abundância de frutos que oferece a cada floração, a jabuticabeira continua sendo, hoje, uma fruteira quase exclusiva de pomares caseiros ou de pequenas plantações. Ou seja, não se encontram pomares verdadeiramente comerciais de jabuticabas.

Publicidade


Os dois principais fatores que restringem a expansão de sua cultura são, em primeiro lugar, os custos e as dificuldades de uma colheita num pomar com muitas árvores; e, em segundo, a precariedade da conservação de seus frutos, uma vez que o fruto deve ser colhido pronto para o consumo e que a
sua fermentação inicia-se praticamente no mesmo dia da colheita. E depois, quem já foi criança, como o poeta, e já enlouqueceu ao descobrir uma jabuticabeira repleta de frutos, sabe que "jabuticaba chupa-se no pé"!


Variedades

Publicidade


A safra, embora dure pouco, é abundante. Existem diversas qualidades de jabuticabeiras e de jabuticabas, uma verdadeira coleção que alcança de 12 a 15 variedades diferentes. Entre elas, cerca da metade é bem produtiva; a outra metade, nem tanto. A Sabará, entre todas a mais cultivada e famosa jabuticabeira, tem também o fruto mais apreciado e mais doce. A Paulista, árvore de grande porte se comparada às outras, tem tudo grande: os frutos roxos e a produção. A Rajada oferece frutos grandes de cor esverdeada, e muito doces. A Ponhema é a melhor para a produto de geléias e doces.


Na verdade, esse não é um privilégio da jabuticabeira Ponhema: o suco de qualquer uma delas obtido por maceração; levado ao fogo com pouco açúcar, com ou sem as cascas, resulta em uma esplêndida geléia, que pode ser servida como sobremesa ou doce e, até mesmo, como acompanhamento para pratos salgados como aves e carnes bovinas. A partir da fermentação dos frutos com casca, costuma-se também produzir um licor caseiro bastante apreciado no interior do país. Em Goiás, aproveita-se ainda a casca da jabuticaba semi-amadurecida, ainda um pouco esverdeada, para a produção de compota.

Publicidade


Onde comprar e como escolher


Para quem não tem o privilégio de ter uma jabuticabeira no quintal - ou ganhar do vizinho -, a feira é uma boa opção para levar a fruta para casa de "baciada"! Vendida por litro, a jabuticada pode ser encontrada em várias bancas a preços que variam de R$ 1 a R$ 1,50 (o litro).

Publicidade


Em Londrina dá para comprar a fruta na banca de Cléia e Bento da Silva, que está presente em três feiras da Cidade: Feira da Vila Casoni (segunda-feira), Feira da Rua Santos (sexta-feira) e Feira da Av. São Paulo (quinta-feira e domingo).


Quando for escolher prefira as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras. Como é uma fruta que se estraga com muita facilidade, consuma a jabuticaba no mesmo dia da compra. Para guardar por 2 ou 3 dias, lave, enxugue bem e guarde na gaveta da geladeira.

Publicidade


Nutrientes


Rica em ferro, também contém em menores quantidades, cálcio, fósforo e vitamina C, que dá resistência ao organismo contra infecções. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B, que possuem a função de evitar problemas de pele, reumatismo e queda de cabelo.

Publicidade


Cultivo


A jabuticabeira prefere solos profundos e ricos em matéria orgânica. Exige muita água. Desenvolve-se em qualquer tipo de clima e solo. O crescimento é lento e 0 plantio deve ser feito na época das chuvas,
por sementes e enxertia.


Árvore de grande longevidade, a magnífica jabuticabeira costuma demorar para
dar os primeiros frutos, mas quando começa não pára mais, e quanto mais velha, melhor e mais produtiva.

Fontes consultadas: www.geocities.com, www.brasilescola.com, ww.freewebs.com e www.planetalondrina.com.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade