Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Leve e saboroso

É tempo de mamão! Saiba mais sobre esta delícia

Redação Bonde
12 ago 2009 às 12:54
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mamão é o fruto do mamoeiro ou papaeira, uma árvore típica de regiões de clima tropical e subtropical. Original do sul do México, a fruta recebe diversas denominações: fruta-bomba, em Cuba; passaraiva, no Nordeste do Brasil; papaia no México, etc. Dependendo de sua espécie, o mamão pode variar conforme sua cor, sabor e formato.

O mamão é um alimento ideal para o desjejum, uma vez que satisfaz muitas necessidades nutrimentais do organismo. É muito usado para fazer doces, geleias, empadas, xaropes, vitaminas, salada de frutas, além de ser ótimo ao natural. Quando o mamão está verde, pode-se fazer um doce delicioso ou substituir o chuchu ou a abobrinha em determinados pratos. Já o leite de mamão é um amaciante natural para carnes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fruta é rica em sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue. Também contém quantidades significativas de vitaminas A, B e C. Um dos seus mais importantes princípios é a papaína, uma enzima reconhecida como superior à pepsina e muito usada para prestar alívio nos casos de indigestão aguda. Além disso, o mamão possui propriedades laxativas, calmantes e é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos
radicais livres.

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Época

Publicidade


Os maiores produtores mundiais de mamão são o Brasil, México, Nigéria, Indonésia, Índia e Etiópia. No Brasil, são conhecidas mais de 57 variedades do fruto, mas os mais comuns são os do tipo formosa e papaya. De setembro a janeiro há oferta abundante do mamão em todo o Brasil, mas a fruta pode ser encontrada durante todo o ano, já que é produzida em diferentes climas em todo o País. Os maiores produtores nacionais são os Estados da Bahia, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pará.


Como escolher

Publicidade


• O mamão está pronto para o consumo quando cede a um leve toque das mãos e sua casca apresenta aproximadamente ¾ de sua superfície, com tons amarelo alaranjado e exala um suave aroma característico.


• Evite frutos manchados, flácidos, com exsudações e lesões.

Publicidade


• Se comprar frutas pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade do produto.


Como manusear

Publicidade


• O mamão é uma fruta muito delicada, sensível a choques e batidas, que podem provocar manchas, amolecimento da polpa, prejudicando a qualidade do produto, por isso deve ser manuseado com cuidado.


• Antes de consumir as frutas, lave-as em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície da fruta com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou água sanitária.

Publicidade


• Ao transportar o mamão, evite colocar artigos ou produtos por cima, pois sofrerá danos na aparência e qualidade.


Como guardar

Publicidade


• Caso compre o fruto não tão maduro, mantenha-o em um recipiente adequado à temperatura ambiente ao abrigo da luz até seu amadurecimento ideal. Consuma ou transfira para o refrigerador.


• Quando maduro deve ser consumido no dia de compra ou mantido no compartimento de frutas do refrigerador à temperatura entre 10 e 113°C, por até uma semana.

• Não armazene mamão abaixo de 8°C, pois isto interrompe o seu processo de amadurecimento, podendo causar lesões ao fruto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade