Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
"Rei dos Frutos"

É tempo de... Sua majestade, o abacaxi

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
- Arquivo/Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O abacaxi, também chamado de ananás, é nativo da América do Sul. Embora possa ser encontrado o ano inteiro, o pico da safra dessa fruta acontece de novembro e janeiro. Nos meses de julho e agosto há oferta regular da fruta, quando os preços ficam mais atraentes.

O sabor doce e levemente ácido faz do abacaxi fresco uma opção deliciosa como lanche ou sobremesa, podendo ser acrescentado às saladas de frutas, grelhado ou assado com frutos do mar, presunto, frango ou outras carnes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fruta pode ser consumida ao natural ou industrializada, sob a forma de fatias ou pedaços em calda, pedaços cristalizados, passa, picles, suco, xarope, geléia, licor, vinho, vinagre, aguardente. Mas os principais produtos são as fatias ou pedaços em calda e o suco. Com o suco do abacaxi podem ser preparados refrescos, sorvetes, cremes, balas e bolos. Como subprodutos da industrialização do abacaxi, obtém-se álcool, ácido cítrico, ácido málico, ácido ascórbico, bromelina (enzima proteolítica que entra na composição de diversos medicamentos) e rações para animais; do restante da planta, são aproveitados industrialmente as fibras e o amido.

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Propriedades nutricionais

Publicidade


O abacaxi é um alimento rico em vitamina A, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, enxofre, cloro, magnésio, fósforo, potássio e sódio, além de conter fibras solúveis, o que poderia ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue. Cada 100 gramas de abacaxi fornecem 52 calorias.


Além disso, também contém uma poderosa enzima, a bromelina, que segundo recentes pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e ajudar na digestão. Na culinária, o suco de abacaxi é utilizado para o amaciamento de carnes (esta é mais uma propriedade da bromelina).

Publicidade


Dicas para comprar


Na hora de comprar, procure os que tem fragrância e polpa amarela clara ou branca. Marcas castanhas indicam que a fruta está se estragando. Se você comprar a fruta inteira, verifique se é pesada e densa para o seu tamanho e se as folhas estão verdes.

Publicidade


O abacaxi está maduro quando as folhas da coroa se soltam com facilidade. Se você preferir comprá-lo verde, deixe-o amadurecer em temperatura ambiente. E, para reconhecer quando ele está maduro demais, observe a região próxima à base. Em caso positivo, ela estará com manchas escuras e partes amolecidas. Madura, e em boas condições, essa fruta conserva-se na geladeira por 2 a 4 semanas.


Curiosidades

Publicidade


O termo abacaxi (em português) é, com forte probabilidade, oriundo do tupi ibacati, ‘bodum ou fedor de fruto’, ‘fruto fedorento’ (ibá, ‘fruto’, cati, ‘recender ou cheirar fortemente’), documentado já no início do séc. XIX. Já o termo ananás (em português e espanhol) é do guarani naná, e documentado em português na primeira metade do séc. XVI e em espanhol na segunda (1578), em que é empréstimo do português do Brasil ou da sua língua geral.


O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. Em culinária pode ser utilizado como um poderoso amaciante de carnes. Habitualmente usa-se a polpa da fruta, mas seu miolo e as cascas podem ser aferventadas para produção de sucos.

Publicidade


Apesar de apreciadíssimo pela maioria das pessoas, na gíria brasileira abacaxi significa 'algo que não dá bom resultado, coisa embrulhada ou que não presta'. Este fato provavelmente se deve a seu visual espinhoso e ressequido.


Na linguagem corrente do Brasil assim como em Angola, costuma-se designar por ananás os frutos de plantas não cultivadas ou de variedades menos conhecidas ou de qualidade inferior. Por sua vez, a palavra abacaxi costuma ser empregada não apenas para designar o fruto de melhor qualidade, mas a própria planta que o produz.

Publicidade


O abacaxi é um fruto-símbolo de regiões tropicais e subtropicais, de grande aceitação em todo o mundo, quer ao natural, quer industrializado: agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato. Por essas razões e por ter uma "coroa", cabe-lhe por vezes o cognome de "rei dos frutos", que lhe foi dado, logo após seu descobrimento, pelos portugueses.


Produção


Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2007 a produção de abacaxi no Brasil foi de 2,2 bilhões de toneladas, para uma área colhida de 61.790 hectares. Os maiores produtores brasileiros são os estados da Paraíba, Pará, Minas Gerais e Bahia.


Os principais países produtores da fruta são os Estados Unidos (graças às plantações havaianas), o Brasil, a Malásia, Formosa, o México e as Filipinas. Por sua vez, a industrialização é feita, principalmente, no Havaí; mas Formosa, Malásia, África do Sul, Austrália e Costa do Marfim também sobressaem. Os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, o Reino Unido, o Canadá e a França são grandes consumidores do fruto industrializado.


Preços


Nesta semana a equipe do Bonde pesquisou o preço de duas variedades de abacaxi em vários supermercados de Londrina (área central). O preço médio do tipo Pérola ficou em R$ 2,20 a unidade. Já o abacaxi Havaí custa em média R$ 1,80.


(Com informações da Embrapa, IBGE, Governo de Goiás e Página Rural)


Confira outras receitas:


Suco de cenoura e abacaxi


Costela na pressão


Frutas flambadas

Creme de tangerina com abacaxi


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade