Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fruta da época

Leve e saboroso, pêssego combina com o verão

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Graúdos, miúdos, brancos, amarelos, firmes ou bem maduros. Nesta época os pêssegos podem ser encontrados com facilidade nas feiras livres, supermercados e até nas ruas, onde os ambulantes exibem frutos grandes e vistosos.

Natural da China, o pêssego pode ser saboreado fresco, acrescentado a saladas de frutas ou cozido com carnes e aves. Ele também pode ser assado, grelhado ou escaldado para fazer bolos, tortas e outras sobremesas, como pêssegos em calda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O tipo mais comum no mercado é a fruta de cor branca e porte médio. Muitos o definem como "chimarrita". Independente da variedade, o pêssego é sempre uma alternativa refrescante para o verão. Ainda mais quando é servido gelado.

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


O pêssego fresco é uma fonte pouco calórica de vitaminas antioxidantes. Uma fruta de tamanho médio contém apenas 35 calorias. Ele é rico em uma fibra solúvel, a pectina, que ajuda a reduzir o colesterol sangüíneo. Os pêssegos enlatados e congelados contêm níveis mais baixos de vitaminas A e C e contêm mais calorias que os frescos.

Publicidade


Na hora de escolher, prefira as frutas pesadas, o que é um sinal de poupa suculenta, e deve ter um odor doce. A pele deve ser macia e com uma tonalidade amarelada ou avermelhada. Evite pêssegos machucados. Ao comprar pêssegos verdes, coloque-os em um saco de papel e deixe-os em temperatura ambiente para apressar o amadurecimento. Guarde as frutas maduras na geladeira.


Cultivo e safra

Publicidade


O cultivo do pêssego se restringe ao Sul e Sudeste brasileiros, pois necessita de baixas temperaturas. A safra vai de novembro a janeiro, época marcada pelos menores preços. Os principais produtores do País são os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Nas feiras e supermercados de Londrina os preços variam de R$ 2,00 a R$ 3,50, dependendo do tipo de da qualidade da fruta.

Publicidade


Nectarina


Espécie de origem chinesa, assim como o pêssego, de quem descende diretamente, a nectarina (Prunus pérsica L. Batsch nucipersica) tem como principal diferença a casca lisa e o maior teor de brix (a taxa de açúcar). Bem adaptada ao clima temperado brasileiro, assim como o pêssego, a nectarina tem seu cultivo concentrado nas regiões Sul e Sudeste.

Na composição da nectarina são encontrados vários nutrientes importantes para a saúde humana. A fruta é rica em vitamina A, niacina (vitamina do Complexo B) e, em menor quantidade, vitaminas C, K, B5, ferro e pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol do sangue. Consumida principalmente in natura, também pode ser utilizada para elaborar doces e sorvetes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade