Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fonte de energia

Naturalmente saborosa! Faça delícias usando batata-doce

Redação Bonde
14 set 2011 às 10:28
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A batata-doce é um alimento de alto valor energético, ou seja, rico em carboidratos. Também fornece quantidades razoáveis de vitamina A, C e algumas do complexo B. A hortaliça é uma raiz da família Convolvulácea, originária da América Tropical. Embora seja menos consumida que a batata comum, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil. Geralmente cozida ou assada, ela acompanha o café. Pode também ser consumida em forma de vitamina, batida com leite, bolos doces e tortas. Na indústria é matéria prima para fabricação de álcool, amido, pães e doces.


A batata-doce é a quarta hortaliça mais consumida no Brasil, segundo dados da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A produção de batata-doce vai de junho à outubro, o que favorece o consumo desse alimento nas tradicionais festas juninas. Pratos feitos com batata-doce fazem parte da culinária típica dessas festas.

Como comprar

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Dependendo da variedade, a batata-doce pode ter a casca branca, creme, amarela, rosada, avermelhada ou roxa. A polpa pode ser branca, creme, amarela, rosada, roxa ou branca com manchas roxas. Uma mesma variedade pode ter a casca e a polpa de cores diferentes. Raízes de polpa creme, amarela ou roxa são mais ricas em vitamina A do que as raízes de polpa branca.

Publicidade


Ao comprar batata-doce, deve-se evitar raízes com início de brotação, pois duram menos e perdem o valor nutritivo. Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Neste caso, a qualidade do produto não é alterada e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.


Como conservar

Publicidade


As raízes podem ser conservadas por um longo, período de tempo em condição natural, desde que o local seja seco, fresco e bem ventilado. Neste caso, não é aconselhável colocar as raízes em saco de plástico pois a brotação será acelerada e a durabilidade reduzida. Sob temperatura baixa, as raízes ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacos de plástico para evitar ressecamento.


Como consumir

Publicidade


As raízes podem ser consumidas diretamente cozidas, assadas ou fritas, ou na forma de doces, pães e bolos. As folhas ou brotos podem ser consumidos refogados ou em sopas. Seu sabor lembra o espinafre. A batata-doce pode ser cozida também com casca. Neste caso, deve-se lavar as raízes antes, em água corrente. Caso se pretenda descascar as batatas antes do cozimento, deve-se realizar este procedimento debaixo da água, pois as raízes têm uma liga que gruda nas mãos. Além disso, depois de cortadas, escurecem rapidamente.


Reprodução
Reprodução

Pão de batata roxa


A batata-doce pode ser congelada. Para isso, deve-se cozinhar as raízes até que fiquem macias, descascá-las e amassá-las formando um purê. Pode-se acrescentar 1 colher (chá) de margarina para cada 1/2 kg de purê. Deve-se acondicionar o purê em vasilha de plástico rígido e levar ao congelador, onde pode ser conservado por até 6 meses.

Publicidade


Doce, mas 'magrinha'


Ao contrário do que se imagina, e apesar do nome, a batata-doce é menos calorica do que outros carboidratos, como o arroz e a batata comum. Além disso, possui baixo índice glicêmico (IG), fator extremamente importante para perder peso.

Publicidade


Alimentos com baixo IG são digeridos de forma mais lenta pelo organismo e, portanto, proporcionam maior saciedade, auxiliando no combate à obesidade. Por ser rica em fibras, auxilia na digestão, principalmente quando a casca também é consumida.


Dicas


A batata-doce aceita como tempero: canela, cravo-da-índia, noz-moscada, mel, melado e açúcar mascavo.


Para assar batatas-doces em forno doméstico, coloque-as sem descascar em forno com temperatura alta por 1 hora, ou até que estejam macias ao enfiar um garfo ou faca.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade