Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vitamina essencial

Rica em vitamina A, cenoura é versátil e saborosa

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
As cenouras constituem um alimento ideal, com alto teor de fibras e poucas calorias - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos alimentos mais freqüentes na mesa do brasileiro, a cenoura pode ser encontrada o ano todo, mas tem maior oferta entre os meses de maio e julho e em outubro. Nos meses de dezembro a fevereiro há oferta regular do produto.

A cenoura é uma planta hortense da família das Umbelíferas. Sua raíz é axial, tuberosa e suculenta. Tem um sabor adocicado e muito agradável. Pode ser consumida crua em saladas, com sal e limão, pode ser usada em sucos, sopas de legumes, cozida, assada etc.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Saiba mais

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Proveniente do Afeganistão, a cenoura é o alimento mais abundante de beta-caroteno. Também possui grande quantidade de vitamina A, um nutriente essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e ossos.

Publicidade


As cenouras parecem ser um alimento ideal, com alto teor de fibras e poucas calorias. Ao contrário de outros alimentos, o cozimento aumenta seu valor nutritivo porque quebra as membranas que envolvem o beta-caroteno. Para converter o beta-caroteno em vitamina A, o corpo necessita de, pelo menos, uma pequena quantidade de gordura, porque a vitamina A é solúvel em gordura, e não em água.


Servir cenouras cozidas com uma pequena porção de manteiga ou margarina assegura que o corpo será capaz de utilizar completamente esse nutriente. Cenouras cozidas ou em purê são excelentes alimentos para bebês já que são naturalmente doces e possuem alto teor nutritivo.

Publicidade


Enxergando no escuro


As cenouras não previnirão nem corrigirão os problemas de visão mais comuns, como a miopia e hipermetropia. Mas uma deficiência de vitamina A causa a chamada cegueira noturna - inabilidade dos olhos de se ajustar à luz fraca ou no escuro. A vitamina A combina-se com outra proteína, a opsina, nas células da retina, para formar a substância necessária pelos olhos para ter uma boa visão à noite.


Preços

A equipe do Bonde pesquisou o preço da cenoura em quatro supermercados de Londrina (área central). O preço médio do produto ficou em R$ 1,36. Mais uma vez nossa pesquisa registrou grande variação de preços, constatando uma diferença de até 70% entre um supermercado e outro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade