Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Fruta versátil

Tangerina: suco e sabor em uma 'embalagem' superprática

Redação Bonde
25 abr 2015 às 12:21
Continua depois da publicidade

Esta fruta cítrica doce, de casca quase que totalmente solta é originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido), mas atualmente cresce em muitas partes de mundo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

No Brasil, a safra da tangerina acontece no outono/inverno, geralmente entre os meses de abril e agosto. Entretanto, a fruta tem já tem oferta moderada desde o mês de março.

Continua depois da publicidade


As variedades mais conhecidas são a cravo, mexerica, ponkan, mandarina e a morcote que se confundem com as denominações regionais. As variedades mais comerciais são as mexericas, para consumo natural e a morcote, para produção de sucos.


A morcote é uma variedade híbrida, obtida do cruzamento entre a laranja e a tangerina. A pesquisadora do Programa Fruticultura do Iapar, em Londrina, Zuleide Hissano Tazima, esclareceu que o nome correto dessa variedade é tangormurcote. Popularmente, a fruta é conhecida como "moricote".


Zuleide lembra ainda que a legislação de produção de cítricos no Paraná proíbe o plantio dessa variedade no Estado, já que ela é suscetível ao cancro cítrico (doença grave que causa lesões em folhas, frutos e ramos, podendo provocar até a queda de frutos e folhas). As frutas encontradas no mercado paranaense vêm do Estado de São Paulo, que é o maior produtor brasileiro de cítricos.

Continua depois da publicidade


Saiba mais


As tangerinas são mais ricas em vitaminas A (na forma beta-caroteno) do que qualquer outra fruta cítrica. A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geléias.


O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo.


A fruta é considerada grande fonte de magnésio, que tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.


Na mesa e na cozinha


Na culinária as variedades da tangerina rendem delícias para comer e para beber. Mousses, sucos, batidinhas, bolos, cremes e sorvetes são algumas delícias que podem ser feitas com essa fruta prá lá de versátil. Confira algumas receitas:


Bolo mármore com cobertura de tangerina
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-33--26-20111114


Sorvete de cidreira com calda de tangerina
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-33--26-20100315


Tangerina caramelizada
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-33--172-20080515


Creme de tangerina
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-33--173-20080515

Cheesecake de tangerina
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-33--17-20120305


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade