Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Alimentação sem lactose: entenda o que é e saiba quando procurar ajuda médica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 jul 2022 às 07:00
- Pexels/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dores abdominais, espirros, coceira, prisão de ventre, diarréias, dores de cabeça e cansaço depois das refeições podem ser causados por algum tipo de intolerância alimentar. Essa condição pode acometer pessoas de qualquer idade e acontece porque não se digere corretamente certo nutriente, o que pode causar vários desconfortos tanto no aparelho digestivo quanto em várias partes do corpo.


Aproximadamente 35% da população brasileira com idade acima de 16 anos apresenta algum tipo de desconforto digestivo após o consumo de derivados do leite, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada pela A Tal da Castanha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pesquisa mostra ainda que entre aqueles que relataram algum tipo de desconforto gastrointestinal, 88,2%, nunca receberam um diagnóstico médico -  a maioria homens com mais de 35 anos. Somente 4% dos entrevistados admitiram procurar ajuda médica e, entre esses, 1% foram diagnosticados com intolerância à lactose, o que corresponde a 1,5 milhão. As mulheres apresentam maior incidência essa condição e correspondem a 59% dos casos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


O que é a intolerância à lactose?

Publicidade


A intolerância à lactose ocorre pela deficiência ou ineficiência na síntese de uma enzima, a lactase, produzida no aparelho digestivo e é responsável pela digestão do açúcar do leite. É como uma "tesourinha" que o corpo humano produz para "cortar" a lactose em glicose e galactose. Algumas pessoas não conseguem produzir a lactase naturalmente, o que acarreta a intolerância. Pode desencadear dor e inchaço abdominal, diarreia, gases, azia, náusea e dor de cabeça.


Se desconfiar, a indicação é procurar ajuda médica e retirar lácteos da dieta, como leite, iogurtes, queijos, margarinas e receitas com a presença de leite animal na composição. 

Publicidade


Atualmente, já é possível fazer substituições de produtos de origem animal por vegetal facilmente.


Leite de castanhas

Publicidade


Sem lactose, sem colesterol e fonte de vitaminas e minerais são alguns dos benefícios nutricionais que fizeram o leite de castanhas se amigo da saúde. A bebida é rica em ômega-9 e gorduras saudáveis que atuam diretamente na saúde do coração, cérebro e na modulação da imunidade, além de auxiliar no funcionamento do intestino, no controle do apetite e no equilíbrio dos níveis de colesterol. Entre seu pool de vitaminas e minerais, estão o manganês, magnésio, zinco, selênio, fósforo, potássio e algumas das importantes vitaminas do complexo B. 


Por não ter qualquer componente de origem animal, apresenta baixos teores de gorduras saturadas e tem índice glicêmico menor, podendo ser indicado para quem deseja diminuir alguns dígitos na balança.  


A bebida pode ser consumida pura, batida com frutas ou como ingrediente de receitas, podendo substituir o leite de origem animal.  

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade